Câmara quer proibir comercialização ilegal de cobre e alumínio em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG

Maria Menezes

A Câmara Municipal vota, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que proíbe a comercialização do cobre, alumínio e assemelhados, quando em formato de fios e cabos, sem origem em Guarulhos, de autoria do vereador Wesley Casa Forte (PSB).

A proposta visa acabar ou diminuir com a quantidade de furtos de cabos e fios de cobre e alumínio registrados na cidade. Só neste ano, já foram contabilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM) 31 ocorrências do tipo, enquanto no ano anterior foram atendidas 158 chamadas, tendo como local de maior incidência a região central.

Na justificativa do projeto, o vereador pontua os impactos dos furtos para Guarulhos, que afetam principalmente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a falta de energia, oxigênio e o armazenamento de vacinas, além de serem prejudiciais para residências, comércios e escolas.

Caso seja sancionado pelo prefeito Guti, ficará proibida a comercialização sem procedência de cobre e alumínio e assemelhados em formatos de fios e cabos sem origem, oriundos principalmente de furtos, fazendo com que os estabelecimentos e pessoas físicas ou jurídicas que pratiquem o comércio do produto, que não comprovarem a origem, ficarão sujeitos a cassação do alvará de funcionamento.

- PUBLICIDADE -