GCM desenvolve ações de cidadania e educação no trânsito

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

O Canil e a Inspetoria de Patrulhamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos desenvolveram uma série de ações educativas entre os dias 27 e 29 de abril para alunos de escolas municipais e instituições da cidade. Os temas abordados foram exercício da cidadania, segurança no trânsito e habilidades dos cães policiais.

Alunos da EPG Antônio Houaiss e moradores do Parque Santo Antônio participaram de uma apresentação sobre regras para pedestres e motoristas e a respeito de ações que dispersam a atenção e aumentam os riscos no trânsito. Na oportunidade as crianças foram guiadas do ponto de ônibus até a área interna da escola como demonstração da forma correta para atravessar a rua.

A ação foi planejada em celebração ao aniversário da Inspetoria de Patrulhamento de Trânsito (Gtran), que completou 23 anos em abril. O setor executa trabalhos constantes voltados à prevenção de acidentes, à educação no trânsito e à aproximação com a sociedade civil.

 “A segurança pública em Guarulhos vai muito além de mera reatividade. Nós propomos a interação e a integração com a população na missão de fortalecer a cidadania e a paz”, explica o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Na EPG Manoel Bomfim (Lavras), no Shopping Internacional e na Associação Lar dos Idosos Madre Teresa os agentes demonstraram como os cães policiais respondem aos comandos dos adestradores em diferentes tipos de abordagens e situações.

Os cães trabalham no patrulhamento diário, na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na detecção de drogas, na imobilização de criminosos, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros.

- PUBLICIDADE -