Vereadores aprovam projeto que altera sistema de transporte público na cidade

Foto: Divulgação/CMG

Os parlamentares do Legislativo de Guarulhos aprovaram em 1ª e 2ª votações, nesta quarta-feira, 18 de maio, um projeto da Prefeitura que altera o sistema de transporte público da cidade. Trata-se do PL 1.418/2022, que dispõe sobre a organização dos serviços do Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros no Município de Guarulhos, compatibilizando com a Lei Federal nº 12.587/2012 – Lei de Mobilidade Urbana, a autorização do Poder Concedente a delegar o transporte público coletivo. O PL foi aprovado com 20 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção. 

Os vereadores também aprovaram três emendas com a finalidade de aperfeiçoar o projeto, entre elas, a Emenda Modificativa nº 2, que garante a gratuidade no transporte para aposentados e pensionistas, sem condicionar o benefício ao valor da renda.  

O vereador Edmilson (Psol) enfatizou a importância de garantir a permanência do sistema alimentador de transporte, através de cooperativa e o risco de sua extinção. De acordo com o líder de governo, Gilvan Passos (PSD), os apontamentos da oposição foram considerados e os erros corrigidos. Os vereadores Geraldo Celestino (PSC) e Romildo Santos (PSD) foram à Tribuna defender a aprovação do projeto. 

 No Pequeno Expediente, os vereadores Lucas Sanches e Márcia Taschetti, ambos do PP, criticaram a criação da taxa do lixo no município.  

Tribuna Livre 

A munícipe Danieli Cristina Ramos Hernandes, representante da instituição Minha Down é Up utilizou a Tribuna Livre durante a 4ª Sessão Ordinária, para defender a aprovação do PL 2.436/2021, de Fausto Miguel Martello (PDT), que dispõe sobre o reconhecimento de utilidade pública da organização. “Eu estou falando em nome das mães que precisam de estimulação precoce para o filho e não têm acesso à fisioterapia; Síndrome de Down não é uma doença é uma condição genética”, declarou. Martello parabenizou a munícipe e mostrou incondicional apoio à proposta. “Essa é uma causa que todos nós abraçamos”, concluiu. O projeto será votado na próxima Sessão. 

O munícipe Anderson Carlos da Silva discursou sobre o transporte público e a mobilidade urbana. “Devemos evitar a subcontratação dos permissionários e afastar as ilegalidades; os permissionários deveriam ser licitados para ter segurança jurídica”, alertou. 

 LICENÇA E SUPLÊNCIA 

A vereadora Sandra Gileno (Patriotas) afastou-se por 15 dias, de 18 de maio a 1º de junho. O 4º suplente Raimundo Menezes dos Santos assumiu o lugar da vereadora enquanto durar o afastamento. Acácio Portella (1º suplente), Vera Lúcia Evangelista de Souza (2ª suplente) e Abdo Mazloum (3º suplente), prestaram compromisso regimental e foram considerados automaticamente licenciados por fazerem parte do secretariado do Executivo Municipal.  

- PUBLICIDADE -