Guarulhense cria espaço para leitura e troca de livros em praça da cidade

Divulgação


Maria Menezes

Morador do Jardim Leila, Zeka Lima, utiliza os espaços públicos da cidade para realizar um momento de leitura e troca de livros. Localizado na altura do número 2.780 da avenida Tiradentes, o projeto já contou com três encontros. No local, os moradores podem levar um livro exposto, deixar um novo ou parar para fazer uma leitura.

Com iniciativa particular, Lima tem o desejo de expandir o projeto para lugares mais movimentados. “Penso em colocar nichos com 10 ou 15 livros em locais de comércio, como postos de combustíveis e supermercados, porém não houve oportunidade de custear os nichos e nem aceitação”, disse. O fundador busca ainda uma maneira de conseguir doações de moradores e empresas para o crescimento e expansão do projeto de incentivo a leitura.   

Para Lima a proposta é uma oportunidade de levar a leitura para toda população de Guarulhos. “Eu sempre achei importante estar fazendo algo pelas pessoas e esse projeto estava comigo, gostaria de ter começado antes da pandemia, mas agora surgiu a oportunidade e eu consegui, com alguns amigos, mais ou menos 300 livros”, diz.

O projeto é montado pelo menos duas vezes por mês e permanece no local entre as 10h e 12h. “Eu exponho os livros na mesa, no chão e ofereço um para quem passa. Geralmente as pessoas levam um livro para casa e eu peço que, se possível, me tragam um novo de volta. A leitura é muito importante para a vida das pessoas. Além de trazer cultura, proporciona momentos de reflexão que, com certeza, trazem mudanças e transformações de vida. As pessoas que leem são diferentes das que não leem, porque não gostam ou porque não podem, então nós damos uma oportunidade para que essas possam ler”, explica.  

- PUBLICIDADE -