Linhas 2-Verde e 19-Leste devem sair do papel e finalmente trazer o Metrô para a cidade

Divulgação/Metrô
- PUBLICIDADE -

Um sonho antigo de Guarulhos pode finalmente começar a sair do papel. A chegada do Metrô à cidade agora tem se desenvolvido e os guarulhenses começam a ver as promessas de anos com chances reais de realização.

A primeira delas deve ser a Linha 2-Verde que ligará a Estação Ponte Grande à Vila Madalena. Em Guarulhos, além da Ponte Grande, a estação Dutra faz parte dos planos do Metrô. Atualmente o projeto está em fase de desapropriações.

Neste ano a companhia também iniciou, na avenida Paulo Faccini, a sondagem para as obras da Linha 19-Celeste. Ao todo serão cinco estações subterrâneas na cidade: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia, que conectarão a cidade à estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, o investimento para a obra da linha 19-Celeste ultrapassa os R$ 100 milhões, e o projeto básico deve ser entregue no próximo ano.

O projeto prevê que será possível ir do centro de Guarulhos até o Anhangabaú em cerca de 30 minutos. Após um ano de funcionamento, a demanda estimada das estações do município é de 684 mil passageiros por dia. O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2025 e que a implantação tenha início em 2024 e seja finalizada até 2030.

Confira os terrenos que serão desapropriados para implantação da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo publicou em seu site os locais onde serão desapropriadas as 19 áreas para a implantação da Linha 2- Verde que ligará Guarulhos à capital. Na cidade, serão construídas duas estações: Dutra e Ponte Grande. As áreas indicadas corresponderão às estações, mas também as construções de poços de ventilação (VSE). Confira:

Poço de Ventilação (VSE) Castelo Branco: Poço de ventilação onde haverá uma área de manobra de trens.

Divulgação

Estação Dutra: Será a maior estação de Guarulhos onde haverá a conexão com a Linha 19-Celeste.

Divulgação

Poço de Ventilação (VSE) entre as estações Dutra e Ponte Grande: Poço de ventilação que ficará ao sul da rodovia Presidente Dutra, na esquina da rua Anton Philips com a rua Primeiro Tenente-Aviador Aurélio Vieira Sampaio.

Divulgação

Estação Ponte Grande: Terá três blocos e um trecho da rua Joaquim Izidoro da Silva.

Divulgação

Poço de Ventilação (VSE) São Pedro: Diversos terrenos em linha que inclui residências, um posto de combustível e uma área ao lado do rio Cabuçu, dando acesso a Marginal Tietê à rodovia Fernão Dias.

Divulgação
- PUBLICIDADE -