Mudanças no ensino exigem adaptação, inovação e tecnologia

Paulo Manso
- PUBLICIDADE -

Nos últimos 10 anos, o ensino mudou de maneira muito acelerada. Jovens formados em 2012 contavam com lápis, papel e caneta para copiar conteúdo divulgado na lousa, onde os professores escreviam com giz. Apesar dos percalços vividos – principalmente por conta da pandemia da covid-19 – hoje temos um novo momento em sala de aula: tablets, conexões em velocidades altíssimas e realidade aumentada se tornaram essenciais para repassar conhecimento.

Para acompanhar as mudanças, é muito importante ter professores preparados e um corpo diretivo focado na inovação. Em Guarulhos, uma cidade em que o progresso acontece constantemente, é possível encontrar um lugar que une todos esses ingredientes: o Centro Universitário Eniac.

Com estrutura de ponta e sempre aberto às novidades, o Eniac segue formando com excelência grandes profissionais ao mercado. Oferecendo um sistema de ensino aprofundado, com estímulo à potencialidade dos alunos, é uma instituição com mais de três décadas de tradição em solo guarulhense.

Além de sua infraestrutura de alta tecnologia, com laboratórios avançados, o Eniac tem incentivado o crescimento da região por meio de projetos que abrangem toda a comunidade. Exemplo disso é a StartGRU, uma fábrica de startups exclusiva do Centro Universitário Eniac lançada esse ano, por meio da qual é possível encontrar suporte e orientação para o empreendedorismo, unindo a experiência de quem já fez com o desejo e a garra de quem está pronto para começar a empreender.

Também esse ano, o Eniac recebeu a final nacional da Fira Brasil, maior evento competitivo de robótica do país. Em abril, o maior programa de inovação para empresas do Brasil chegou a Guarulhos, no Eniac, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Para os ex-alunos, o Eniac também inovou ao criar o programa “Eniac Alumni”, uma comunidade de profissionais formados pela instituição que visa a troca de experiências, conhecimento e integração de projetos entre eles.

“Temos em nosso DNA, assim como a cidade de Guarulhos, a inquietação para buscar sempre mais e melhor. Só a educação pode nos dar essa base. É por isso que o Eniac é reconhecido por ser um centro de tecnologia e inovação, porque colocamos em prática esse discurso de melhoria, de desenvolvimento. E temos muito orgulho dos moradores desse município, que são empreendedores e visionários em sua essência”, destaca o professor Ruy Guérios, mantenedor do Eniac.

- PUBLICIDADE -