EDP dá início ao Plano Verão



A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos e Alto Tietê intensificou o treinamento das equipes de atendimento ao cliente e as manutenções preventivas da rede de energia elétrica. As ações são estratégicas e fazem parte do Plano Verão, planejado pela EDP para enfrentar o período de maior incidência de chuvas e temporais, quando as ocorrências têm um aumento de 65%.

A chegada da nova estação traz períodos de chuvas mais intensas, descargas elétricas e ventos fortes que impactam diretamente a rede aérea e a distribuição de energia elétrica. De acordo com o Climatempo, as temperaturas durante os meses de verão serão mais amenas em relação à média histórica devido à atuação do fenômeno La Niña.
Janeiro, fevereiro e março serão meses de muita chuva e temporais. Diante desse desafio a EDP consolida todo trabalho feito durante o ano e reforça o efetivo para situações de emergência, a fim de reduzir o impacto dos fenômenos naturais e condições meteorológicas ao fornecimento de energia. Reduzir a quantidade de desligamentos, limitar os impactos e restabelecer a energia o mais rápido possível são as metas desta operação, que começa agora em dezembro e segue até o dia 31 de março.  

Para o atendimento às ocorrências serão mobilizados cerca de 1.100 colaboradores entre atendentes, eletricistas, técnicos, engenheiros e gestores, que atuam 24 horas, de forma ininterrupta, para reparar o sistema elétrico e recompor as redes danificadas, em caso de necessidade. 

Em Guarulhos e nos oito municípios do Alto Tietê foram investidos neste ano R$442 milhões em manutenção de rede, novas subestações, recomposição de ativos, automação e telecomunicações e infraestrutura que possibilitam mais agilidade ao atendimento ao cliente. Destaque para os investimentos em novas tecnologias para o monitoramento em tempo real do sistema de distribuição para toda a área de concessão da EDP. No período de estiagem o Centro de Operações Integrado faz 10 mil atendimentos/mês. Esse volume salta para 16 mil atendimentos/mês durante o verão.  

Na região a EDP substituiu neste ano mais de 100 quilômetros de rede de média e baixa tensão. Foram instalados 192 religadores e 749 unidades de chave fusível religadora que permitem a continuidade do fornecimento de energia, além de 271 novos postes substituídos ou implantados. Como a vegetação provoca grande impacto em toda rede de distribuição, a EDP destinou cerca de R$8 milhões para a realização de mutirões de poda em toda rede de concessão.

 

Rapidez no atendimento
A EDP está alinhada com o compromisso crescente de atender cada vez melhor seus dois milhões de clientes.  Sobre o tempo de espera para o atendimento, a Aneel solicita que 85% das ligações sejam atendidas em até 30 segundos.  Atualmente, com ações coordenadas e investimentos em treinamentos, 92% das chamadas são atendidas em até 30 segundos. Neste ano, a EDP ampliou o time de atendentes em 25%.

O Plano Verão também vai realizar o monitoramento diário para a manutenção da eficiência do atendimento em campo e montar um atendimento especial para fins de semana em que a previsão seja de tempo instável e chuvas.

 

Segurança para todos
Para prevenir acidentes com descargas elétricas a EDP orienta sobre alguns cuidados a serem tomados durante os temporais.
– Evite ficar em locais abertos e jamais procure abrigo em árvores ou postes. Procure um local fechado até a tempestade passar.
– Jamais se aproxime de cabos partidos ou fios soltos. Chame imediatamente a concessionária.
– Não tente retirar objetos das redes. Isso vale para pipas, tênis ou até animais.
– Durante o temporal, retire equipamentos das tomadas.
– Não faça manutenção ou instalação de antena de TV quando estiver chovendo.
– Se houver alagamento, desligue os equipamentos e retire imediatamente tudo das tomadas
– Em caso de fios partidos ou cabos caídos, jamais se aproxime do local. Chame imediatamente a EDP.

 

Eficiência Energética
Durante todo o ano a EDP trabalha para difundir ações de economia de energia com práticas que vão desde a distribuição gratuitas de lâmpadas de led até a busca efetiva por famílias que estejam aptas a entrar no Cadastro Social e assim, serem inseridas na Tarifa Social de Energia Elétrica para pagarem menos pelo serviço. Neste ano a EDP substituiu 135 mil lâmpadas e cadastrou quase 1.200 novas famílias na Tarifa Social nas cidades de concessão. Foram investidos R$2,3 milhões em projetos de Eficiência Energética, o que geraram uma economia de 2.600MWh/ano – quantidade suficiente para abastecer o consumo de 1.090 famílias por um ano. 

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