Construção e decoração: o que é necessário conhecer para ter um ambiente seguro e aconchegante

Rene Asmussen/Pexels
- PUBLICIDADE -

O setor de construção civil experimenta em 2023 um reaquecimento do mercado, com o aumento de projetos saindo do papel e a retomada de grandes empreendimentos, obras e reformas particulares.

Atualmente, reformas e construções de residências são alguns dos principais destaques para a área. A construção de um imóvel, seja ele voltado para a moradia ou comércio, demanda atenção para que os processos atendam às necessidades programadas e esperadas. Além da pesquisa de terrenos, o contratante deve estar atento nas buscas por materiais de construção, profissionais qualificados, além das decorações e manutenções posteriores.

Construção

O processo de construção demanda uma série de decisões e escolhas,  o conhecimento sobre áreas da construção civil se torna necessário, como é o caso da parte elétrica, que está entre os principais pontos de importância durante uma obra, já que está ligada à segurança dos frequentadores do ambiente. A busca por bons especialistas e comércios é de extrema importância para que não haja problemas futuros.

Assim como tipos de madeiras e telhas. Apesar de parecerem uma escolha simples, é preciso considerar pontos técnicos. Saber sobre a inclinação, localização, devido a quantidade de sol, estrutura do telhado e incidência de ventos são necessários para que o material consiga proteger a residência.

Gessos e Drywall

Apesar das qualidades apresentadas pelo gesso para a construção civil, a facilidade do sistema drywall tem se destacado entre profissionais, principalmente diante de tendências como a conscientização com o meio ambiente.

O gesso e o drywal são feitos a partir da mesma matéria-prima, a gipsita, a diferença entre eles surge ao serem utilizados para a construção. O drywall é feito através de uma tecnologia que combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica, feitas com grande padrão de qualidade. O material pode ser usado em forros, paredes, divisões e revestimentos de áreas internas. O gesso, muito usado no país, são placas de tamanhos variados com espessuras médias, que para aplicação, utiliza de encaixes em placas suspensas por arames e coladas em emendas com massa de gesso e sinzal, essa é a desvantagem em relação ao outro material, já que representa mais sujeira para instalação e demora no secamento.

Vidraçaria

A escolha de vidraçaria é uma etapa importante durante o processo de reforma ou construção. Quando não pesquisado corretamente pode gerar dores de cabeça já que apresentam inúmeras variedades para a escolha, que deve ser feita com conhecimento da área instalada, pois cada uma demanda um tipo diferente. Por exemplo, áreas em que a presença do sol é mais intensa dependem de vidros que impeça o superaquecimento, enquanto áreas muito frias, vidros com alta proteção térmica.

Pixabay

Além de conhecer os tipos de vidros e necessidades do ambiente é de extrema importância contar com uma vidraçaria confiável neste momento, com conhecimentos de mercados de forma que possa auxiliar em qualquer ocasião.

Confira as cores que serão tendência na decoração em 2023

Seguir tendências é uma ótima opção para quem deseja estar sempre dentro das novidades. Por isso, quem deseja seguir este padrão deve ficar atento aos itens e cores do momento. Para Maisa Poleze Galçalves, assistente de marketing da Simplastic Decor, cores quentes devem ser a aposta do ano. “A dica que temos para as tendências de 2023 é abusar de elementos com cores quentes em ambientes de cores frias e neutras e a Simplastic Decor trabalha com diversos itens para compor a decoração de um ambiente, baseado nas tendências de cores. A loja conta com artigos como tapetes, cortinas, itens de cama, mesa e banho, persianas, passadeiras, mantas para sofá, almofadas de todos os estilos e muito mais”, diz.

As tendências de decoração para este ano propõem cores que promovem sensação de força e energia. Por isso, dentre as opções estão os tons terrosos como o laranja, bege, tons avermelhados e marrom. Essas cores acabam se tornando fáceis de combinar com outras cores, texturas e materiais.

No entanto, o verde e o azul também estão em alta neste ano. O verde acaba proporcionando uma sensação de frescor aos ambientes e o azul traz serenidade. Essas cores podem ser utilizadas em vários ambientes como na sala, quarto, cozinha, fachadas, entre outros.

freepik

As cores são fundamentais no momento da escolha das tintas, mas o uso de tapetes, almofadas e cortinas também deve ser escolhido com atenção, já que proporcionam maior aconchego aos lares. A ideia é fazer um mix de texturas entre eles deixando o ambiente mais harmonioso.

Para os móveis a cor também proporcionará total diferença no ambiente. Quer sejam planejados ou reformados, eles serão responsáveis pelo ar mais sofisticado ao lar. Aqui a dica é escolher móveis mais aconchegantes e versáteis, mas que também priorizem a iluminação natural do ambiente.

Candy Colors

As cores não só dialogam com a estética do décor de interiores, como também são capazes de expressar emoções, dar aquele toque de personalidade e contribuir para energias de um ambiente. Um exemplo são as candy colors, tons pastel famosos que na tradução literal significa cores doces. Essa leveza tão pueril a e satisfação que atinge nosso sensorial degustativo também evoca seus benefícios no colorido presente em paredes, mobiliários e objetos decorativos. O mix entre a paleta e o uso de objetos antigos traz uma atmosfera vintage ao ambiente.

Freepik

Plantas na decoração: crie ambientes mais bonitos e aconchegantes

Na hora de compor a decoração da residência, os moradores devem pensar em cada detalhe, de forma que o ambiente combine com os demais elementos decorativos ou funcionais. Com forte presença nas casas e apartamentos brasileiros nos últimos anos, as plantas tornam os espaços belos e podem ser ainda mais valorizadas a partir da escolha dos vasos corretos.

Além do vaso, é necessária atenção às espécies escolhidas para que sejam aquelas que se adaptam bem a ambientes internos. Dessa forma, havendo luz natural, elas combinarão com qualquer ambiente da casa ou escritório. A iluminação solar também é extremamente importante na hora da escolha da espécie, sendo relevante saber em qual horário o sol estará naquela parte do ambiente onde a planta está. Há espécies que preferem o sol do meio-dia e outras não.

Pesquisar os cuidados com cada tipo de planta antes da escolha também fará a diferença. Opte por aquelas que se encaixarão melhor a sua rotina e verifique o espaço que possui disponível no ambiente. Algumas boas opções são marantas, antúrio, samambaia, cróton, bromélia e lírio da paz.

- PUBLICIDADE -