Ervas e cereais: a importância de incluir produtos naturais na rotina

Freepik
- PUBLICIDADE -

Introduzir cereais na alimentação é um hábito muito valioso para a saúde, pois trazem muitos benefícios para o organismo. Completo em todas as camadas de nutrientes, eles são fonte de carboidrato, vitaminas E, complexo B e minerais, auxiliando, por exemplo, no funcionamento do intestino e do sistema nervoso.

Além disso, ajudam no controle de diabetes e colesterol e a dar sensação de saciedade, auxiliando também na perda de peso. Apesar de apresentarem uma série de benefícios, o recomendado é que sejam consumidas, no máximo, seis porções diárias de cereais.    

Sementes

Assim como os grãos, as sementes são também fontes significativas de proteína dietética, vitaminas A, B, C e D e minerais, cálcio, magnésio, potássio, zinco, ferro, selênio e manganês. Com o tempo, elas passaram a ser utilizadas em grande variedade de formas na alimentação, como petiscos, temperos a base de semente, como gergelim e papoula, barras nutricionais, como chia e linhaça.

Ervas medicinais

Há décadas as ervas medicinais são utilizadas como um adicional ao tratamento de problemas de saúde, por possuírem indicações terapêuticas. Algumas delas são:

Agrião: utilizado para auxiliar no tratamento de diabetes, por baixar a taxa de açúcar e dermatoses, cicatrizar placas escorbúticas e escrofulosas; desobstrução do fígado em cataplasma, além de ser utilizado em loções para calvície.

Alcachofra: Testes utilizando extrato das folhas de alcachofra mostram que o alimento possui ação anticarcinogênica; antioxidante; antibacteriana; diurética; adstringente, desintoxicante, digestiva e laxativa, além de auxiliar na regularização do aparelho digestivo, na eliminação de gases, no tratamento contra o diabetes e inúmeros benefícios para o colesterol, podendo ser utilizada também em lesões de pele.

Arnica: Utilizada para a cicatrização de ferimentos, traumatismos e contusões, possuindo efeito adstringente, cicatrizante e vulnerária.

Babosa: Capaz de equilibrar o colesterol e triglicérides, estabiliza a glicemia em diabéticos, auxilia no tratamento contra úlceras, síndrome do intestino irritável e doenças celíacas; fortaleze o sistema imunológicos e acelera o processo de melhora de queimaduras e auxilia na saúde da gengiva.

Além das citadas, existem inúmeras ervas benéficas a saúde quando utilizadas da forma correta, como a pata de vaca, salsa, malva, inhame, hortelã, entre outros. Por isso, é importante procurar conhecimento para que a utilização junto ao tratamento médico apresente o resultado esperado.  

- PUBLICIDADE -