Dia do Advogado é comemorado nesta sexta-feira

A criação do Dia do Advogado, comemorado nesta sexta-feira (11), carrega uma história de impacto na sociedade. E diferente de outros ramos, a profissão possui duas datas de comemoração anuais, com explicações sobre cada uma.

Nesta sexta-feira é celebrado o dia em que Dom Pedro I criou o primeiro curso de Direito do país, de acordo com a história, com a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em março de 1828. Por uma brincadeira de comemoração, a data passou a ser reconhecida também como o Dia da Pendura. No início do século XX, estudantes de Direito e advogados formados instituíram a que consiste em pendurar as contas do consumo em restaurantes das cidades, deixando as despesas por conta dos donos. A brincadeira foi instituída em comemoração à criação da faculdade.

Já o dia 19 de maio marca a comemoração do dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Ivo foi estudante de Direito aos 14 anos, em Paris e em Orleans, atuando nas áreas de direito civil e canônico, defendendo aqueles que não possuíam condições de bancar despesas judiciais. Além dessas, as áreas de atuação da profissão são homenageadas com datas que marcam a história de cada criação.  

Conhecida como uma das profissões mais antigas do mundo, estudiosos afirmam que os primeiros indícios da advocacia tenham surgido na Suméria, três milênios antes de Cristo e a profissão segue trilhando um caminho de sucesso até os dias atuais, com um curso de grande demanda e procura.

- PUBLICIDADE -