Curso gratuito de inclusão digital para idosos ofertado pela Prefeitura tem vagas abertas

Marcio Lino/PMG


Ainda restam vagas para o curso gratuito de inclusão digital para pessoas com 60 anos ou mais, disponibilizado pela Prefeitura de Guarulhos no Núcleo do Idoso (rua dos Jesuítas, 483 – Cidade Satélite) e no polo ACM Uirapuru do Movimento 60+ Ativação (rua Crato, 197 – Jardim Nova Cumbica). É uma oportunidade para aprender a usar o celular e o computador. As aulas acontecem uma vez por semana e os interessados devem se inscrever no próprio local.

Com duração de três meses, o curso aborda noções básicas de informática (como usar o WhatsApp, e-mail e navegadores); dicas para navegar com segurança na internet; uso de redes sociais; aplicativos mais utilizados; como identificar e evitar golpes online muito comuns atualmente; acesso com segurança a serviços públicos e bancários digitais, entre outros assuntos.

Alunos 60+

O vigilante aposentado Antônio Ferreira Nascimento sabe apenas usar o celular para telefonar e como calculadora. Nesta terça-feira (23) ele participou da primeira aula de inclusão digital no Núcleo do Idoso. Aos 71 anos, ele faz planos para voltar a trabalhar e, para isso, quer aprender um pouco mais sobre as funcionalidades do aparelho, pois acredita que pode precisar quando estiver no serviço.

Para Antônio, que vive com a irmã, a tecnologia avança cada vez mais e é necessário acompanhar o conhecimento e as informações que hoje são encontradas no celular e no computador.

Por sua vez, a aposentada como auxiliar de limpeza, Maria Elena Nascimento Silva, de 62 anos, frequenta há duas semana a aula de inclusão digital na Cidade Satélite, onde também faz ginástica. Ela decidiu se inscrever no curso para conhecer sobre o mundo digital, se atualizar e não ficar para trás.

Oriunda do Maranhão, Maria Elena sabe mandar mensagens pelo WhatsApp, tirar fotos e gosta de assistir vídeos. Ela conta que o neto adolescente já tentou ensiná-la, mas não tem muita disponibilidade nem explica tão bem quanto o professor.

A evolução dos participantes pode ser notada a cada nova aula, segundo o professor de inclusão digital Pedro Roberto Toriani. Ele revela que a turma anota as informações no caderno, pergunta bastante e demonstra muito interesse na classe.

A iniciativa é da Subsecretaria de Políticas para o Idoso integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Proteção e Defesa Civil.

- PUBLICIDADE -