CEU Ponte Alta recebe exposição de trabalhos de alunos da EPG Vinicius de Moraes

Gezer Amorim/PMG


O CEU Ponte Alta recebeu a exposição de artes dos alunos da Educação Infantil da EPG Vinicius de Moraes na última sexta-feira (28). A mostra, composta por releitura de obras inspiradas no trabalho do artista caribenho Adrián Gómez, é resultado de projeto iniciado no 1º semestre do ano letivo.

Ao longo do processo, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a biografia do artista, explorar diferentes obras de sua autoria e a cultura caribenha, como a música e a culinária. A partir desse contato, cada turma escolheu uma obra como referência e, durante o semestre, desenvolveu percursos de criação e releitura para compor a exposição.

Em hora-atividade, os professores participaram de momentos formativos, nos quais dialogaram sobre a diferença entre releitura e reprodução de uma obra de arte, refletindo também sobre a importância de ampliar as experiências das crianças por meio das diferentes linguagens, especialmente a artística.

Nesse contexto, o projeto integrou arte, identidade e cultura, promovendo aprendizagens potentes, sensíveis e significativas, que reverberam na construção de olhares mais plurais, criativos e acolhedores nas trajetórias das crianças.

Representatividade negra

De acordo com a coordenadora pedagógica Girlane Silva, as discussões com educandos, consideraram, de modo sensível e intencional, a materialidade e as características estéticas presentes nas obras de Adrián Gómez, valorizando seus elementos poéticos, visuais e culturais.

O percurso de construção das releituras dos alunos também destacou a presença da representatividade negra nas obras do artista, aspecto que atravessou todo o projeto e dialoga diretamente com o fortalecimento da identidade das crianças, favorecendo processos de pertencimento e reconhecimento positivo de si e do outro.

Para Bárbara Guaraná, parceira de Girlane na coordenação pedagógica da unidade escolar, o trabalho realizado reafirma o compromisso da escola com a Lei 10.639/03, que orienta a valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos, contribuindo para uma educação antirracista desde a primeira infância.

A exposição também contou com apresentações musicais, que trouxeram cantigas e canções vivenciadas no cotidiano escolar, além de músicas de origem africana, ampliando o repertório cultural das crianças. Essas experiências tiveram como objetivos principais enriquecer as vivências estéticas, valorizar a cultura africana e fortalecer a diversidade cultural como um eixo essencial na formação humana.

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