Do sonho a realidade: o Metrô em Guarulhos



O Metrô sempre foi um sonho do guarulhense há anos. E não é por falta de promessas, já que desde a década de 1970 a chegada do modal vem sendo prometida e nunca sai do papel.

Em São Paulo a primeira linha foi inaugurada em 1974, mas, um ano antes o antigo jornal Guaru News já noticiava que Guarulhos também teria o seu ramal. Em 24 de outubro de 1973 a manchete era: “Metrô vem para Guarulhos partindo através da Zona Norte”. O texto contava sobre uma visita do ex-prefeito Valdomiro Pompeo à Brasília quando foi prometido o ramal contemplando um trajeto parecido com o do Trem da Cantareira com estações nos bairros de Vila Galvão, Gopoúva e Tranquilidade.

Na década de 1980 uma placa chegou a ser instalada entre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt anunciando que ali passaria o Metrô.

Desde então, as promessas e possiblidades apresentadas foram inúmeras. Uma delas, em 2002, sugeriu a ligação do bairro de Itaquera, na zona leste da capital, ao Aeroporto de Guarulhos.

Até que, finalmente, duas possibilidades agora parecem que vão sair do papel. Uma delas será a Linha 2-Verde que vem sendo anunciada desde 2012. Com apenas duas estações em Guarulhos, Ponte Grande e Dutra, ela promete ser uma importante ligação para os guarulhenses chegarem à capital. Outra opção será Linha 19-Celeste que ligará o Bosque Maia a região do Vale do Anhangabaú.

O HOJE apresenta nesta edição os detalhes dessas obras e a expectativa do guarulhense que, depois de tantos anos, poderá finalmente ver o Metrô chegando na cidade, trazendo o desenvolvimento e encurtando o prazo que a população gasta diariamente para chegar à capital.

- PUBLICIDADE -