No 6º dia, Operação Sufoco apreende 1,2 mil peças de motos sem procedência na zona sul

Foto: Polícia Civil
- PUBLICIDADE -

O sexto dia da Operação Sufoco, completado nesta segunda-feira (9), foi marcado por um importante flagrante de comércio ilegal de peças e equipamentos de motocicletas. A ação ocorreu na zona sul da Capital e resultou na prisão de um homem que vendia 1,2 mil itens para motos sem a documentação que comprovasse a sua procedência, bem como os selos de rastreabilidade do Detran.SP. Com essa prisão, a nova megaoperação do Estado já contabiliza mais de 150 detidos.

O delito, enquadrado como receptação dolosa, foi descoberto por integrantes da 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), em um estabelecimento na Rua Paulo de Morais, no Jardim Colina.

Além das peças, no local foi encontrado o banco de um veículo que apresentava queixa de furto ocorrido na semana passada. A suspeita é que os produtos abasteceriam as lojas instaladas na região dos Campos Elíseos, no centro de São Paulo, em um local conhecido como “boca das motos” – área em que foram presas quatro pessoas e apreendidas mais de 3,1 mil peças de motos, também sem comprovação de origem, no último sábado (7). 

A Operação Sufoco apreendeu quase 330 porções de drogas em Osasco, por uma equipe do 5° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), da Polícia Militar, com ajuda do cão farejador K9, além de um flagrante de adulteração de combustíveis em um posto na Estrada Benedito Cesário de Oliveira, em Taboão da Serra. 

Neste último caso, a ação foi deflagrada por integrantes do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, e também resultou no encontro de uma motocicleta com queixa de furto, a qual foi apreendida. A ocorrência foi registrada no Setor de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia Seccional de Polícia local, como fazer afirmação falsa ou enganosa e crimes contra as relações de consumo e ordem tributária. As apurações prosseguem.

Prisões e apreensões 

A Operação Sufoco já soma 153 pessoas detidas, sendo 18 adolescentes e 32 procurados pela Justiça, e um total de 9,3 mil veículos vistoriados, dos quais cerca de 3,7 mil são motocicletas. Além disso, foram apreendidos um total de 444 automóveis e motos e localizados quase 60 veículos roubados e/ou furtados. 

Até o momento, mais de 5,3 toneladas de drogas foram apreendidas, bem como foram recolhidos revólveres, simulacros de arma de fogo, cápsulas, cerca de 400 celulares e 155 carcaças de celulares, cartões bancários e máquinas de cartão, veículos de alto valor, itens de informática, alta quantia em dinheiro nacional e estrangeiro, entre outros objetos.

Operação Sufoco

A Operação “Sufoco” foi iniciada na última quarta-feira (4), para combater a criminalidade na cidade de São Paulo, em especial crimes patrimoniais, com destaque para os delitos cometidos por falsos entregadores de delivery. A ação começou no mesmo dia em que foi anunciado um aumento na quantidade de policiais nas ruas da Capital, dobrando o efetivo operacional por meio de atividades extras.

Participam da operação policiais civis e militares, bem como guardas civis metropolitanos, sem data para término dos trabalhos.

- PUBLICIDADE -