A juíza da 279ª Zona Eleitoral de Guarulhos, Célia Magali Milani Perini, julgou improcedente a representação eleitoral feita pelo deputado federal e pré-candidato a prefeitura, Eli Corrêa Filho (DEM) contra o movimento Vem pra Rua. Segundo a magistrada, não houve prova da autoria e de prática de propaganda antecipada negativa no material distribuído na cidade no início do mês.

Isso porque, segundo o documento, o Democratas apontava Antônio Carlos Fuscaldo, representante do Vem pra Rua, como responsável, se valendo de “montagens consistentes em fotos justapostas de modo a ludibriar o eleitor” sugerindo que dois possíveis candidatos “estariam aliados, quando, em verdade, assumem posições antagônicas, acarretando prejuízo eleitoral”.

No entanto, em sua defesa, Fuscaldo reforçou que não há prova de que ele tenha confeccionado o material. Além disso, sustentou que o panfleto não ultrapassou os limites do permitido. Assim, a juíza concluiu que os representantes deveriam ter provado, de forma cabal, a responsabilidade de Fuscaldo na confecção do panfleto.

Quanto ao material, a magistrada destacou que não há prova de qualquer das fotografias constantes da publicação tenha sido montada. Para ela “as fotografias, por si só, não configuram ofensa à imagem, posto todas as pessoas envolvidas serem figuras públicas e as fotografias não tocarem suas intimidades”.

Já quanto as alianças políticas, elas são próprias do jogo eleitoral. Assim, “é impossível neste momento detectar-se se as alianças referidas no material causariam prejuízo à futura campanha de qualquer dos envolvidos, ou se importaria em algum constrangimento para qualquer deles, ou quem seria o prejudicado”.

Por fim, a juíza tomou por verídica a informação de que o democrata recebeu doação em sua campanha eleitoral na eleição de 2014, de empreiteiras investigadas pela Polícia Federal, na operação Lava Jato.

 

“Se não é um cidadão guarulhense, ou se aqui acabou de chegar, é um forasteiro”

Em sua representação, o Democratas sustentou que o panfleto distribuído atribuiu a Eli Corrêa a qualidade de forasteiro, o que configuraria uma injúria. No entanto, em sua decisão, a juíza Célia Magali Milani Perini destacou que o termo não consiste em injúria ou em ofensa à honra subjetiva, sendo considerado por ela uma qualidade de natureza objetiva.

“Se não é um cidadão guarulhense, ou se aqui acabou de chegar, é um forasteiro. Mais uma vez, no entanto, os representantes deixaram de provar que tal afirmação é inverídica, ou seja, o vínculo do segundo representante a esta cidade”, destacou a juíza que apontou o fato do democrata ter há poucos meses transferido seu título de eleitor para Guarulhos para poder lançar-se candidato.

Em sua defesa, Fuscaldo alegou que o termo forasteiro não é “pejorativo nem ilegal, o qual se refere àquele que não pertence à terra o lugar onde se encontra, como é o caso do segundo representante, que apenas há poucos meses transferiu seu título de eleitor para Guarulhos para poder lançar-se candidato”.

40 COMENTÁRIOS

  1. Se prejudica eu não sei , porque o Eli é integro e transparente, mais ninguém gosta de ver sua imagem sendo usada meritosamente pra mim a intenção era denegri o candidato, não vejo outra,

  2. Na minha opinião o Eli Correa filho eh o homem ideal para prefeitura da nossa Guarulhos que esta abandonada e mesmo que queriam manchar sua imagem nao conseguiram pois acho que vcs nao devem fazer comentários caluniosos dentro de 75 dias pras eleições pq a vida pessoal dele e da família dele só diz respeito a eles nao adianta quere inventar calunias pois é a única coisa que acharam pra tentar prejudica lo pois nosso pré candidato a prefeito já esta nada menos que 5 mandatos ficha limpa e nao vai ser agora que ele vai querer se sujar a família esta pedindo somente o que tem de direito por isso a causa esta na justiça para esclarecer bem que nao precisa do dinheiro do povo e nem do município acorda gente pois a hora da mudança e agora não se deixe se iludir por falsas calunias#Elicorreafilho#Euacredito

  3. Eli Correia Filho é uma excelente pessoa e um político de respeito, vamos ressaltar o que ele vem fazendo por guarulhos, mesmo não sendo prefeito ainda, já conquistou vários benefícios a população, como as verbas para a GCM que estava abandonada, sem material, viatura e equipamentos de trabalho para fazer a nossa segurança, esse ataque repentino ao Eli é reflexo das últimas pesquisas, concluo que agora a população guarulhense acordou e vejo esperança para nossa cidade, Eli continue sendo o que você é e com esse excelente trabalho, confiamos em você.

  4. O problema é que já estão se tremendo todos com a posibilidade real do Eli Correia Filho vencer com dignidade essas eleições….o jogo sujo é a defesa dos fracos…o desespero dos derrotados…mas o povo está ciente que chegou a pessoa tão esperada para governar a nossa cidade….Não se deixe abater Eli….o povo está com vc…..para quem não sabe..ou finge que não sabe, ao Eli foi concedido o TÍTULO DE CIDADÃO GUARULHENSE no dia 24 de Setembro de 2013… ENTREGUE NA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS Título esse apresentado pelo VEREADOR RAMOS DA PADARIA e votado pelos vereadores da casa de LEIS…..só isso já lhe torna um Cidadão Guarulhense desde 2013….ou seja, ele não chegou agora.

    • Realmente é um cidadão guarulhense…já imaginou ter a honra de ser coroado cidadão guarulhense pelo “Ramos da Padaria”…ai sim…não é por qualquer um não…nada de tião do churrasco, chiquinho da Farmacia..mas sim pelo excelentíssimo “Ramos da Padaria”…comigo se não fosse trágico

  5. Sou Eli Correa Filho com muito orgulho se para a juíza o Eli Correa Filho é um forasteiro quem é o deputado federal Tiririca ou Franque Aguiar ou outros tantos que não são Paulista ou paulistano e no entanto foram consagrados deputados estaduais ou federais por São Paulo isso é absolutamente ignorância por parte da juíza na minha opinião

  6. Para mim ele deixou de ser integro como citaram abaixo depois que saiu o escândalo da esposa dele e os mais de 32 milhões roubados e que ela se recusa a devolver, para mim, integridade e honestidade dele se acabaram aí ao ficar do lado de uma pessoa desta… e quem ignora este fato tá cego, perdeu meu voto e da minha família…

  7. O Eli Correia é um bom candidato, o importante é tirar esses comunistas do PT do poder, nossa cidade esta abandonada após 15 anos de desmandos desses ladrões …..

    • Não acredito que ainda tem gente usando o termo preconceituoso comunista, esse deve ser um daqueles que querem a volta da ditadura militar, O DEM, partido do Eli Correa veio da ARENA, partido dos militares.

  8. Forasteiro talvez seja essa juíza que nem quiser apurou os fatos e já saiu acusando o então canditado a prefeitura de Guarulgos Eli Correia, como isso e Brasil magistrados pode falar e acusar quem quiser. Vamos apurar para depois julgar.

  9. Forasteiro não é um termo pejorativo, mas é aplicável aos demais. Ser natural de uma cidade não significa que será um bom prefeito ou vereador. Acredito que 95% dos vereadores atualmente não são guarulhenses e muitos deles são ótimos, como é o caso do vereador Ramos da Padaria que tem mostrado competência em seu primeiro mandato.

  10. Atacar é o que mais sabem fazer e não veem a qualidade do Eli Correa Filho,não importa de onde é, e sim o que pode fazer para melhorar essa nossa Guarulhos tão esquecida,apoio e vou continuar apoiando ele pois pra mim transparecia compromisso e atitude Eli Correa Filho tem de sobra.

  11. Eli Correia Democratas e Ramos da Padaria pra vereador mais uma vez …
    Meu voto já está garantido .
    Agora só acho assim quem tem boca fala o que quer e
    quem tem ouvindo ouve autógrafa se quiser…

  12. Não sei qual o problema em ser forasteiro, qual o problema nisso? Oq importa é q o futuro prefeito trabalhe com ética e em prol da cidade e de seus cidadãos. Se ele nasceu na cidade ou em outra, pouco interessa.
    E outra, por mais q o cara seja limpo, nunca q a equipe será totalmente íntegra. Safadeza há em todos os partidos e bandidos há em qlq lugar.

  13. Meu voto é seu Eli Corrêa,se forasteiro ou não o pq os de casa não deram jeito? E o Sr Jorge Tadeu q por diversas vezes foi candidato inclusive a prefeito é já não morava mais em Guarulhos.

  14. pronto agora vi que a população de guarulhos não sabe votar mesmo guarulhos não tem um candidato que preste estamos lascados meu pai chegou em guarulhos em 1957 foi uns dos primeiros a chegar no jdm bela vista nasci na cidade não cheguei ontem não por isso não vamos brigar mas político bom na cidade não tem nem um que preste. um do PT que desviou milhões outro que a mulher desviou milhões do rodoanel outros empresários que só estão preocupados com seus contratos milionários com prefeitura uma prefeitura que paga milhões por mês para pagar aluguel dos carros da guarda municipal se pode comprar quem ganha com isso será que é eu….

  15. O problema não é ele ser de fora de Guarulhos, a questão maior é que ele não conhece nossa cidade, não conhece nossa periferia, não conhece os nossos problemas, que não são poucos. Já tivemos muita gente de fora apitando aqui, e está aí o resultado. Fora Eli Corrêa e todos os que não são daqui. Já vi este filme antes e não quero reprise.

  16. eli é o melhor é mais preparado pra guarulhos tenho pena da população guarulhense se elegerem mais um despreparado pra prefeito será mais 4 anos de sofrimento e abandono.

  17. Guti 40 esse sim é guarulhense de verdade e que não faz acordo com os bandidos do PT como o Eli Correa que está junto com o atual prefeito Sebastião Almeida petista que assaltou a nossa cidade e que está construindo um shopping center na sua cidade em Campinas/SP

  18. Guti 40 esse é o melhor pra nossa cidade uma pessoa de família e de princípios ao contrário do Eli Correa que nem chegou aqui e já desviou mais de 30 milhões de reais do rodoanel trecho norte que passa por Guarulhos na região do Cabuçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here