Saiba quais sucos ajudam a prevenir doenças no inverno


O consumo de sucos naturais durante o inverno é fundamental para manter o corpo hidratado. As frutas usadas no preparo da bebida são ingredientes capazes de promover bem-estar em todas as fases da vida, bem como prevenir problemas na saúde.

Na avaliação da nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Sizele Rodrigues, que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, as doenças típicas da estação, como as gripes, podem ser evitadas por meio da boa hidratação. “Outro elemento importantíssimo é a água, que atua em todos os processos metabólicos do organismo, controlando a temperatura corporal, estimulando o trânsito intestinal e auxiliando na eliminação de toxinas, por meio da urina e transpiração”, explica.

Conheça algumas frutas que podem ser encontradas nesta época do ano e que, se incluídas no cardápio, podem trazer benefícios à saúde. Vale destacar que as frutas na fase de colheita têm maior valor nutricional e preço mais acessível.

Banana

Rica em vitamina A e C
Favorece a renovação celular
Auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes
Contribui para a contração dos músculos

Morango, maçã, caqui, melancia, tomate, goiaba vermelha e framboesa

Contêm antioxidantes que previnem a degeneração de células
Auxiliam na circulação sanguínea

Laranja, acerola, mamão e manga

São cardioprotetores
Beneficiam os cabelos, unhas e olhos
Fortalecem o sistema imunológico

Uva e ameixa

Contêm antioxidantes com atividade anti-inflamatória
Fortalecem o sistema imunológico

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

- PUBLICIDADE -