Share
Mais de 45,6 mil moradores devem ser desapropriados em Guarulhos

Mais de 45,6 mil moradores devem ser desapropriados em Guarulhos

Um total de 45.677 moradores de Guarulhos devem ser desapropriados. Eles residem em mais de 10 mil imóveis construídos em áreas de risco espalhadas por diversos bairros da cidade que foram objetos de uma decisão judicial, a pedido do Ministério Público.

A maior parte das famílias reside na região do Pimentas, com quase sete mil áreas. Mas na relação constam ainda áreas no Jardim Ipanema, Cumbica, Monte Carmelo, Jardim Presidente Dutra, Mikail, Cidade Seródio, Vila Augusta, Santos Dumont, Bananal, Novo Recreio, Cabuçu e no Alvorada.
Muitas das residências ocupam setor de encosta, com alta declividade e alto risco de deslizamento. Em outros casos os imóveis estão às margens de córregos sem critério técnico por moradias de alvenaria, edificados sobre as margens e sobre o canal, com alto risco de inundação e solapamento. Há ainda famílias que residem em Áreas de Preservação Permanente (APP).

Em muitos casos a Justiça deu um prazo de 120 dias para que as famílias sejam removidas. Em outros destaca a necessidade de impedir novas construções e obras irregulares nos locais, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

A informação faz parte de um alerta feito pelo vereador Edmilson Souza (PT) ontem na Câmara Municipal. Segundo documentos apresentados por ele, as reintegrações de posse já começaram no Jardim Cambará. “É impraticável arrumar alojamento para todas essas pessoas. Precisamos nos reunir com a Secretaria de Habitação e com as lideranças do Ministério Público e da Defensoria Pública para buscar outra saída”, afirmou o parlamentar.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

68 Comentários neste post

  1. Até demorou pra acontecer isso ! Governo golpista, reclamou do Lula ? Agora guenta …
    O CAMPO DA PAZ tá nesse rola tbm?

    Responder
    • Governo golpista? O prefeito é do partido da Marina Silva amiga do Lula. E quem é que faz invasão? Pelo menos agora eles estarão livres de tragédias que não avisam. Espero que se mudem para um lugar melhor,com a ajuda do governo golpista.

      Responder
    • E o que o Lula tem haver com isso?? Para de ser imbecil seu arrombado!

      Responder
    • Sabe que fico fudido isso foi do tempo do pt do almeida e esse vereador e do pt porwue so agora eke ver isso porwue nao fez quando era o almeida e bem sacana esse cara

      Responder
      • Renata Ribeiro

        Talves ,se VC ler o processo vera q o juiz assinou este ano ,e q são área de risco ,área manecial ,área ambiental ,e deslizamento ,defesa civil já esteve demoliu algumas casas ,mas a população volta a construir e morar e ai ? O q faz no caso desse ? O q o guti fara ? Dara. Sua casa para a população morar.
        Acho q MSM assim a população voltara a comunidade ,construira novamente e morara

        Responder
        • Mas onde eles estão desapropriando são moradores que pagaram pelo terreno e pagam seus impostos a mais de 40 anos, agora que viram como area de risco????

          Responder
      • Amigo era para o PT ter ajudado essas pessoas quando o Elói pieta era prefeito de guarulhos e não fez nada para ajudar depois entrou Almeida só fez porcaria isso culpa do PT virou costas para povo pobre que deu apoio esse PT que tinha ética e pensava mais pobre agora se igualou PMDB e PSDB faria do mesmo saco

        Responder
    • Antonio carlos de paula

      Golpe so se for na cabeca sua seu imbecil a dilma foi deposta por um impeachment pedido pelo povo e assumiu o vice q vc elegeu entao cale a boca e mais lula e o unico ex presidente do mundo condenado por corrupcao.entao va chorar.no pe da cruz

      Responder
    • Valdivino

      Eu sou morado de comunidade ….gracas a deus tenho um teto ….ai vem esses bando de pilhantra q fica gosando do nosso dinheiro quero tira aquele pouquinho q ajente tem ….o proprio Brasil foi invadido agora essa palhaçada. ….e pq nO tem ninguém pela gente samos cobaias deles…..q pena q nao da pra falar tudo q to pensando aqi …….so peço q Deus abençoe agente e mais quem precisa nessas horas

      Responder
  2. E o programa de DESFAVELIZAÇÃO? Quando vão discutir e por em prática?

    Responder
    • NENHUM DESTES PONTOS QUE ESTÃO DESAPROPRIANDO SÃO FAVELAS ….. SÃO BAIRROS CRIADOS A MAIS DE 50 ANOS

      Responder
  3. Meu Deus pra onde vao todas essas familias é muito triste ser despejado e nao ter um teto pra morar. Espero essas familias tenham um amparo digno!!

    Responder
    • Alexandre

      Se apropriaram de algo que não eram deles, nada mais que justo.

      Responder
      • Desocupado

        Uau ! Que aristocrata ! Parabéns !

        Responder
        • Deve ser um filho da puta
          Um bosta que sempre recebeu ajuda da família
          Não sabe o que é sivirar sozinho
          Seu bosta

          Responder
      • Fácil falar . Vc não deve precisar .
        Mais tem muitas pessoas q não tem condições de se quer pagar um aluguel em um cômodo, q é um absurdo. Deixa de ser Egoista e vai pensar no próximo. Olhe o mundo ao mundo ao seu redor

        Responder
      • Fácil falar, mta gente ali n tem condições de comprarem casas, mal conseguem pagar um aluguel, muitas pessoas moram nessas condições pois n querem ver seus filhos em baixo da Ponte. Fácil falar difícil é estar na pele deles….

        Responder
      • Generina

        Vc deveria ser mais um ano pense nas família nas crianças.Tenha misericórdia seu mal caráter desumano??Vc não sabe pq pode acontecer com vc amanhã isso é desumano?

        Responder
      • Queria ver se fosse você não ter aonde morar e quem te ajudasse se você pensaria assim. Se deixaria seus filhos e mulher dormir na sarjeta!

        Responder
      • Ezequiel Gonçalves gomes

        Meu Deus meu irmão vc precisa de Jesus pra poder ter amor no coração quantas famílias crianças estão na rua por não ter moradia e vc não entend que nosso país está passando por grande tribulação nem todos tem condições financeiras quantas famílias não sofrem e vc acha isso justo que eles sofram que Deus tenha misericórdia da sua vida eu Ezequiel Gonçalves te convido a ler a bíblia e ler o livro de João Cap 3,16 fala que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para todo aquele que nele crê não pereça mais tenha vida eterna vc acha isso justo Deus da seu filho por pessoas igual a vc que não tem misericórdia com o próximo com pessoas que mata o pai mata o filho rouba tira a vida do outro cem motivo mas ele nos amou e entregou seu filho cem nois merecer aprendemos com isso temos que ter misericórdia com o próximo e mesmo assim não compara com que Deus teve o amor para com nosco esse é incondicional paz meu amigo Jesus te ama

        Responder
      • Vai toma no teu cu arrombado , da lugar pra eles mora então otário…

        Responder
      • COM QUE PROVA VOCÊ AFIRMA QUE APROPRIAMOS DE ALGUM “BENS” ” TERRENOS ” “HERANÇAS” QUE NÃO ERA NOSSO ???

        JESUS , PERDEI ELE POIS NÃO SABE OQUE FALA !!!

        Responder
      • Você fala isso pq nao conhece a realidade deles. É muito fácil falar besteira. Deixa de ser desumano. Você nao sabe o dia de amanhã

        Responder
    • Vc acredita em papai Noel mesmo poder público no Brasil deixa quieto

      Responder
    • Eu estou indo pra rua sou do cambará continental precisamos de ajuda

      Responder
  4. Fernando Tavares

    O que essas pessoas tem que fazer é deixar de viver a margem da lei e procurar viver como a grande maioria faz, pagando impostos, respeitando as leis e procurando viver de maneira digna e honesta seja de aluguel ou imóvel próprio.
    Pois os direitos e deveres tem que ser igual pra todos cidadãos brasileiros.
    Depois que acontece o pior vão cobrar o estado por terem sido omissos.

    Responder
    • Helen Cardoso

      Que tristeza ver tudo isso, mas tem o outro lado da moeda, quando se tem uma invasão quantos pagam por algo irregular? Sabendo que podem sofrer um reintegração de posse a qualquer momento passe o tempo que passar um dia virá o dono ou o Estado e pedir de volta o que foi ocupado irregularmente, por outro lado temos um Governo que quer cumprir uma decisão que se arrastou por décadas e os Prefeitos vigentes na época não deram a mínima para se fazer um projeto para essas famílias não ocuparem essas áreas e não ofereceram uma moradia digna a todos. Espero que se resolva da melhor forma pois tem famílias com idosos, crianças, etc.

      Responder
  5. Valter toranni

    Quem deixou chegar a este ponto? Agora não dá pra simplesmente jogar estas pessoas na rua, o incrível é que vem um sujeito do PT, partido que dominou guarulhos com o aval de todos os outros inclusive o nosso eleitores, questionar uma situação que eles tambem são responsáveis, não fiscalizaram nem obras de grande porte como alguns prédios que se encontram “embargados”, a questão é saber o nome dos responsáveis por liberar estas obras e os comandantes das invasões que até cobram taxas para organizar e verificar terrenos para promover invasões e loteamentos clandestinos.

    Responder
    • Maria lucia

      De pleno acordo, quando eu comprei meu apartamento, eu pagava aluguel e a prestação . Trabalhava 15 horas por dia. Mas essa gente não quer trabalhar chá que o governo tem obrigação de dar.

      Responder
      • Mr. mendes

        RIDICULA, va procurar saber melhor da situação. ESSAS AREAS ESPECIALMENTE DO CONTINENTAL FORAM COMPRADAS, quem errou foi a imobiliaria e a prefeitura que aprovou.

        Responder
      • Só você trabalha né.? Voce sabe quantas pessoas elea tem que manter em casa. Onde muitas vezes mal dá para comer. Fica julgando o que vc nao sabe. O amanhã nao pertence a você

        Responder
    • Renata Ribeiro

      O q tem a ver o PT ? Pq foi a única pessoa q teve coragem de anunciar o q o governo estadual vai fazer com a populacao

      Responder
    • Cristina

      Isso é verdade eu concordo com você parabéns pelas palavras ?

      Responder
    • Quanto é o salário mínimo? Quanto custa um aluguel aqui nos Pimentas? Se conseguir o milagre de alugar alguma coisa com esse salario a família não come, não paga água nem luz. Viver dignamente ta cada vez mais difícil nesse país
      Trabalho em escola e vimos um grande número de famílias perdendo o emprego nos últimos tempos, sem condições de pagar moradia. Quem tem esse tipo de argumento postado nessa reportagem não convive com pessoas necessitadas.

      Responder
  6. Acontece que a maioria dessas pessoas são de outros estados. Portanto de onde elas vieram elas têm residência. Elas só não tem residência aqui no Estado de São Paulo. Já que elas não querem ou não podem pagar um aluguel, é só direcioná-las de volta para de onde elas vieram.

    Responder
  7. PMG deveria fiscalizar antes das construções serem feitas, agora ficará muito difícil desapropriar todas essa pessoas ,,, faltou planejamento !!!

    Responder
  8. Carlos Lorenzetti

    O problema já se arrasta a décadas com o aumento da construção desordenada, sem disciplina, sem escrúpulos! Claro que sempre existiram e existirão interesses por de trás de toda essa bagunça. Mas tudo isso é um tapa na cara do governo petista que parasitou durante anos nessa cidade que só andou pra trás e virará argumento para criticar a atual gestão que pegou uma bomba com 1mm de paviu!!
    Que o comunismo se alastre lá na Coréia do norte e nordeste Venezuela. O Brasil precisa de ordem e progresso não de desordem e regresso!!!

    Responder
  9. Cumbica urgente, area de risco construiram no meio da rua, no barranco

    Responder
  10. Maria Nunes

    É incrível ver tanta gente sem sensibilidade, não estão tratando de bixo é sim de gente ,se tem lei que não se pode jogar nem animais na rua porque poderia jogar tantas famílias na rua ,sendo que não tem moradia pra essas famílias…

    Responder
  11. Favela/invasão sempre vai existir enquanto houver os oportunistas e as pessoas q eu não querem pagar impostos e nen nada, pois vc vai lá tirar uma favela e da um apto pra pessoa, aí a pessoa vende o apto e vai ora outra favela/invasão

    Responder
  12. A verdade. E. Essa. Muitos. Aí tão. Criticando. As pessoas que. Morão. Iregular. Mas. A pergunta. E. Vc. Acha. Aerto. Que. As pessoas. Paguem mil reais de. Aluguel. Ganhando. 900 reais de. Salário. Em. E outra. Vô. Falar. Também. Muitos. Querem que isso aconteça para. Irriquecer mais. Rápido. São mais. Pessoas. Para. Pagar. Aluguel .Já. Que. Eles querem. Fazer isso. Alegando um monte de coisa. Porque. Não. Faz. Anotações. Reguladas. E passam pro povo. Pagar. Aos. Poços. Em
    Que. Nada. Eles querem. E dinheiro. Junto com. Monte. De. Gente aproveitadora.
    Na. Verdade. Cada. Um tinha que. Ter. O. Seu. Mas um. Só. Pra. Que. Duas três quatro. Casa. Sendo. Que vc é um. Então fica a reflexão. Aí. Em. Vez de apoiar esse. Absurdo. Pensa que poderia. Ser. Vc. Blz

    Responder
  13. Com certeza são oportunistas orientados a construir em beiras de rios ou corregos sabendo que sempre aparece alguém para defender seus direitos e como sempre pagamos por eles, infelizmente o país só está produzindo malandros que só querem ganhar sem fazer força nenhuma.

    Responder
  14. Concordo c alguns comentários acima. Invadir propriedade alheia é mto fácil e bom, não paga impostos, água,luz saneamento enfim…acho que DIREITOS E DEVERES tem q ser iguais para todos.. Guarulhos virou uma cidade imunda, cheia de lixo, fedida, da vergonha de ver. Botem ordem na bagunça, e acabem com a moleza. Vamos organizar a bagunça.

    Responder
  15. Concordo c alguns comentários acima. Invadir propriedade alheia é mto fácil e bom, não paga impostos, água,luz saneamento enfim…acho que DIREITOS E DEVERES tem q ser iguais para todos.. Guarulhos virou uma cidade imunda, cheia de lixo, fedida, da vergonha de ver. Botem ordem na bagunça, e acabem com a moleza.

    Responder
  16. Flávio soares

    Na verdade guarulhos e todas as regiões metropolitanas da grande São Paulo São uma verdadeira favela . Qdo vc vai chegando de avião por cima de São Paulo e q vc vê .e uma favela só . Tem lugares muiito bonito .ak em São Paulo e uma cidade desorganizada casas fora de esquadro sem reboco tudo bagunçado . Guarulhos e uma favela só.ak vc não vê loteamentos tudo organizado . Pr vc comprar e difícil é qdo tem vc fica em dúvida pq tem muito picareta por isso q tem muitas envasoes desordenada.

    Responder
  17. Bom.dia
    Vendo tudo isso em que um vereador está fazendo c/ as famílias, é sinal que ele tem onde dormi, onde tomar banho, etc; Agora s/ demagogias vamos todos lá para casa dele quem sabe ele vendo o tamanho do problema que ele vai que arrumar aí vamos tomar banho lá degustar, lá defecar, lá, fazer tudo lá QUER VER UMA COISA AQUI TEM GENTE QUE OUVIU FALAR NO ALEXANDRE QUINZE , LEMBRAM QUANDO COLOCARAM FOGO NA CASA DELE ALI NI JD P/D.

    Responder
  18. Falar em direitos e deveres iguais à todos é no mínimo hipocrisia ou utopia num país em que a grande maioria se mostra corrupta e bandida. Ou alguém acha correto tudo que está rolando na política brasileira ? Vamos acordar Brasil !!!

    Responder
  19. José Raimundo da Silva

    NA Vila Flórida construíram em cima do córrego,na cara da prefeitura. Aqui

    Responder
  20. A ELIAS Alves dos santos

    Eu pago Aluguelá até hojenão tive oportunidade mais sou digno de não invadir terra de ninguém é sou nascido e são Paulo se meu pai sempre nunca pega nada de ninguém se Deus me Ajudar vou comprar terre no .fazer minha casa .

    Responder
  21. Evitar o crescimento de invasões é mais humano e efetivo do que derrubar casas e desabrigados seres humanos, sim, precisamos lembrar que falamos de humanos, não de insetos ou pestes, humanos com suas famílias, filhos e pertences… Sempre achei errado que a migração entre estados e cidades sem que exista uma situação estável fosse tão liberal e indiscriminada, mas desabrigar famílias inteiras sem sequer uma solução provisória é desumano.

    Responder
  22. Como podemos jugar às pessoas querem ocupa terreno que os impostos não são pagos por seus proprietários, quem tá de fora acha que quem as pessoas que ocupa esse terreno não querem paga seus impostos e sim viver no que é dos outros pelo contrário tem muita agente que ocupa os terreno quer sim pagar seus impostos e anda corretamente com suas obrigações , mais porém tem os políticos corruptos que não querem dividir a riqueza dos impostos com povo brasileiro na constituição brasileira o salário mínimo tem que ser de dois mil e duzentos reais por mês se não for mais do que isso, veja e salário mínimo atual é de 945, 00 , como os brasileiros sendo roubado pode ganhar um salário mínimo de 945, 00 pode comprar um terreno ou casa com esse salário faz muito tempo eu recebi informação que neto do Temer de oito anos tinha oito milhões de imóvel em seu nome como se pode jugar os pobre do nosso país se os próprios políticos são os culpado por leva as pessoas extremamente a pobre no Brasil veja o gerdel com cinquenta e milhões de reais , em vez das pessoas ficarem marginalizando as pessoas que ocupa terreno para mora deveria ficar di olho mesmo no políticos corruptos que contribui com desigualdade social e levando as pessoas a extremamente a pobre.

    Responder
  23. Por que o ministério público não se preucupa com as secretarias que não funcionam em Guarulhos, os medicamentos que não chega aos postos de saúde, transportes de bosta, e outras coisas mais, e para esses comentários de quem não tem o que fazer deixo o meu comentário, VOCÊS acham que pessoas moram em área de risco porquê quer,tomem conta da vida de vocês.

    Responder
  24. Jovercina

    O que eu não entendo é porque a prefeitura permite que essas pessoas gastem o pouco que tem para construírem essas moradias em áreas de risco, e só depois querem desabriga-las. Não poderiam ter evitado isso antes? E evitado o problema? Ou a área só passou a ser de risco depois das construções? Pra mim isso tudo é um descuido daqueles que são responsáveis pela urbanização.

    Responder
  25. Devem ser retirados sim pois nos matamos pra pagar impostos e sobrevivermos porque eles não podem certíssimo parabéns

    Responder
  26. Ate concordo com algumas pessoas mais a real e esq e Brasil e no estado úmido não tem essa politica corrupta q e o Brasil eu apoio eles luta por moradias sim é isso o governo não só q e do pt q fala coisas erradas ou são muitos ricos sendo q Men os ricos querem no poder eles tem mais e q luta pra fiscais casas deles sim se isso foste forra do Brasil a prefeitura já Tava incendiada

    Responder
  27. Boa Tarde, a todos recebi essa mensagem da desapropriação ontem a noite, falaram que quem paga seus impostos também vão ter que ser retirados, pessoas que trabalham dia e noite para da um a condição de moradia melhor para seus familiares mesmo pagando impostos isso e uma palhaçada não critico opinião nenhuma mas que o nosso governo tá nos FDendo ele está.

    Responder
  28. Isso tudo é uma vergonha, um país com tanto problemas querem atacar a população mais carente agora quero ver nas urnas esses picaretas que ficaram tanto tempo sabendo do problema, agora chegando as eleições coloca como um fato político para ficarem em evidência para 2018 até quando o povo vai deixar de ser manipulado até quando gente.

    Responder
  29. niguem sera desapropriado fora da lei embora muitos apropriaram se inlegalmente fiquem tranquilos nos faremos justiça nesse atos solidario

    Responder
  30. Boa noite a todos,infelizmente vivemos em uma época muito difícil,aonde os piores criminosos estão de ternos brancos,almoçando em restaurantes chiques,e comemorando o quando ganharam com a vida das outras pessoas.
    Eu nunca precisei de invadir terreno de alguem,mas também nao crítico essas pessoas,uma q não conheço,e não sei oque comem,e como vivem.,estou vendo alguns comentários de pessoas falando mau,pôr favor,tente imaginar nos lugares deles,como é difícil começar uma vida,sem agua,sem luz,morando em cabanas,sem banheiros etc.e depois de muitos anos,muitas lutas,muitas lágrimas,ai vem uma pessoa,eleita pelos q hj sofrem,e simplesmente,jogam na rua.
    Eu sei q tem muitas pessoas ainda vão poder respirar mais um pouco,então,pessoal tenta fazer uma economia,nem q seja um pouquinho por mes,não fica fazendo casas grande em terreno sem documentos pq amanhã vcs podem simplesmente perder tudo q construiu.
    A unica coisa q desejo a tds essas família,q Deus derreme toda sorte de bênçãos,e que prepare um cantinho confortável,e que sejam muito felizes,
    DEUS É MARAVILHOSO e não importa oque acontece,ele sempre estará atento p nós ajudar.creia

    Responder
  31. gerson cruz

    a culpa dessas invasões ilegais, são de alguns partidos políticos que ficam financiando esses movimentos a invadir as áreas depois é o maior sufoco para recolocar ou assentar essas famílias em algum lugar , como sempre o povo é usado como massa de manobra por esses partidos que só visam o seu voto, são partidos irresponsável que coloca a dignidade do povo em risco.

    Responder
  32. Muitas pessoas não invadiram nada,Mas quem defende a desapropriação,jogar muitas famílias sem condições de nada em qualquer lugar,esses mesmos são tanto imbecies como aqueles que estão em Brasília.

    Responder
  33. Antonio silva

    Sou morador e natural de Guarulhos ouver se uma época que Guarulhos era conhecida como uma cidade de proglessor .Mais vinheram os politicos e levarm pra si o proglesso e deixaram mesmo o caus ,minha cidade cresceu de formar desordenada e sem nenuma visão de futuro a nao ser é claro o aério porto (inter narcional de Guarulhos) ,que foi um planejando .Meu povo devemos lutar sim pelos nossos direito de uma moradia dignar sim ,mais nao podemos mais permitir que pessoas desonestas( politicos corruptos) ,nao nos tire o nosso direito de moradores e cidadão dessa cidade sei de nossas dificulfade mais tambem sei que se lutarmos juntos venceremos por uma Guarulhos melhor .creio em Deus e tenho certeza que Guarulhos vai volta ser melhor com essas obras e sem obras a vitoria so e nosso se lutamos por uma cidade por um lar por familas . Juntos venceremos.

    Responder
  34. IVAN PEREIRA DE BRITTO

    Eu gostaria de saber quando será retirada a favela do jd. zimbard,porque essa favela só desvalorizam nossas casas,porque a maioria dessas pessoas que moram na favela tem carro mas naõ tem casa,não pagam água nem energia elétrica,é uma sujeira, é lixo pra todo lado,é uma vergonha,carro de lixo tem que ser dois um carro pequeno pra entrar na favela e outro grande pra populaçao que paga seus impostos,isso é custo,conforme reuniao com o prefeito Almeida na época seria prioridade retirar a favela do zimbard,agora só Deus sabe.

    Responder

Deixe seu Comentário