Após 8 dias de embate, Câmara aprova concessão do Saae para Sabesp

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (05), a Câmara Municipal autorizou o prefeito Guti (PSB) a conceder os serviços do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para a Sabesp pelos próximos 40 anos. Segundo informações obtidas pelo HOJE, o próximo passo desta operação será a transição administrativa da autarquia para a empresa de capital misto, que tem como prazo máximo 180 dias.

Entretanto, este procedimento deve ser iniciado nos próximos dias e existe a possibilidade da Sabesp assumir os serviços em um curto espaço de tempo. O acordo entre o Governo do Estado e o município prevê o tratamento de esgoto em até 48%, atualmente este índice é de 7,5%, e o fornecimento de água em 100%, colocando, assim, um ponto final no rodízio do insumo, que perdura por mais de 30 anos.

“Acho que é um dia muito triste para a cidade de Guarulhos. É um projeto muito triste para toda cidade. Hoje [ontem], a gente entrega um patrimônio cinquentenário para a Sabesp sem licitação. Ela é uma empresa que têm acionistas e opera no mercado financeiro com ações. O conceito é outro”, disse o vereador Edmilson Souza (PT), líder da oposição ao governo do prefeito Guti na Câmara.

Apesar da contestação de alguns vereadores, que por hora não eram contrários ao processo de concessão, mas contra o formato proposto, a sugestão do chefe do Poder Executivo teve o apoio de 21 parlamentares, que de acordo, com integrantes da base de apoio ao governo do prefeito Guti foram sensíveis à magnitude da proposta e seus benefícios para a cidade ao longo dos próximos anos.

“Com isso tiramos o endividamento do município, que é mais de R$ 3 bilhões com a Sabesp e gerada pelas gestões anteriores ao longo dos últimos 16 anos. É importante frisar, que está chegando uma empresa com capacidade de fazer novos investimentos e que pode aumentar o fornecimento de água e tratar o esgoto”, concluiu o vereador Wesley Casa Forte (PSB).

O projeto teve o apoio dos seguintes vereadores:

– Acácio Portella (PP);

– Betinho Acredite (PTB);

– Alexandre Dentista (DC);

– Eduardo Carneiro (PSB);

– Eduardo Barreto (PCdoB);

– Eduardo Soltur (PSB);

– Geraldo Celestino (PSDB);

– João Barbosa (PRB);

– João Dárcio (Podemos);

– Lamé (MDB);

– Lauri Rocha (PSDB);

– Luís da Sede (PRTB);

– Moreira (PTB);

– Pastor Anistaldo (PSC);

– Professor Jesus (DEM);

– Rafael Zampronio (PSB);

– Sandra Gileno (PSL);

– Serjão Inovação (PSL);

– Sérgio Magnum (Patriota);

– Toninho da Farmácia (PSD);

– Wesley Casa Forte (PSB);

 

- PUBLICIDADE -