TRE diz que poucas urnas foram substituídas em São Paulo

- PUBLICIDADE -

O índice de urnas eletrônicas que apresentaram problemas no estado de São Paulo foi mínimo, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin. “Foram substituídas de 20 a 30 urnas”, informou, em entrevista coletiva na manhã de hoje (7). A votação no estado conta com um total de 114 mil urnas distribuídas em 96 mil sessões.

O TRE está fazendo uma votação simulada para demonstrar a confiabilidade do sistema eletrônico. “A auditoria que estamos fazendo da urna eletrônica, já fizemos antes da abertura. A auditoria das assinaturas digitais e dos programas. E aqui. fazemos auditoria paralela, votação paralela. Estamos ditando os votos que foram feitos em cédulas escritas.”

Para o presidente do TRE-SP, as urnas são absolutamente seguras e protegidas por criptografia. “A urna está sendo usada há 20 anos e não há nada que a desmereça. Nada concreto, específico. Tudo o que vocês ouvem é boato. Mais uma vez insisto: a urna não está ligada à internet, não se liga a nenhuma rede social, é completamente imune a hackers ou interferências externas”, afirmou. De acordo com ele, o voto impresso usado anteriormente era mais difícil de ser apurado e mais exposto a erros humanos e tentativas de fraude.

O desembargador disse acreditar que por volta das 20h já se possa ter uma noção razoável dos resultados da eleição e que apuração se encerre pelas 23h.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -