Pioneirismo foi a marca registrada do Saae Guarulhos desde a criação

- PUBLICIDADE -

Criado antes mesmo que a Sabesp, o Saae Guarulhos é uma das mais antigas autarquias de água e esgoto do Brasil. Trata-se, também, de uma empresa pioneira em sua área em diversos aspectos, influenciando diretamente outras do mesmo ramo ao longo dos anos.

Até 1992, por exemplo, todos os reservatórios de água do Brasil eram feitos de concreto. O primeiro de aço foi encomendado pelo Saae para ser instalado no Jardim Lenize, com capacidade de 500 m³, seguido por outro no mesmo bairro de capacidade equivalente e um terceiro no Parque Cecap, este com 10 mil m³.

Para essas obras o Saae procurou firmas especializadas em aço e que obedeciam a normas da indústria de petróleo americana. “A diretoria da Sabesp à época veio sem avisar a Guarulhos ver esses novos reservatórios e saber se eles realmente eram bons. Pouco tempo depois mandaram construir um”, afirma o superintendente-adjunto do Saae, Plínio Tomaz, à frente do projeto em 1992. “Servimos de exemplo à Sabesp em diversas áreas. Nós arriscávamos mais”, conta.

É o caso dos hidrômetros individualizados em apartamentos. Até 1974 os condomínios tinham apenas um hidrômetro, e cada condômino pagava uma média do consumo geral, o que pode gerar distorções e incentiva o desperdício de água, já que um gasto excessivo de determinado morador será diluído entre vários na conta. Guarulhos foi a primeira cidade do Brasil a implantar os hidrômetros individuais, em 2.880 apartamento no Parque Cecap. Vinte anos depois foi aprovada uma lei na cidade obrigando a usar a medição individual. Hoje isso acontece em todo o Brasil.

Guarulhos foi também a primeira cidade do país a usar tubos de PVC na rede de esgoto, a partir de 1989. Entre as vantagens desse material estão a necessidade de se fazer valas menos profundas, o que economiza dinheiro, e o aumento de vazão, já que o PVC possui baixa rugosidade e “segura” menos o esgoto. Além disso, as manilhas (peças para unir a tubulação) de PVC quebram menos que as antigas de barro, o que causa menos vazamentos. Tomaz chegou a dar palestras à época na Sabesp e no Nordeste sobre esta então nova tecnologia.

Dezessete anos antes, em 1972, o Saae Guarulhos foi pioneiro na utilização de tubos de PEAD (polietileno de alta densidade) em ligações de água. Da mesma forma que os de PVC, ele conduz mais rapidamente a água, o que aumenta sua vazão. “Fizemos vídeos sobre isso pra passar em faculdades tamanho o sucesso da iniciativa, que deixou a cidade mais conhecida no Brasil”, lembra Tomaz.

Em 1968, um ano depois de sua criação, o Saae construiu um túnel liner de 80 metros de comprimento com o objetivo de transportar e dar destinação ao esgoto produzido na região central de Guarulhos. Ele passava por baixo da rodovia Presidente Dutra e o receio à época era que a estrada afundasse, tanto que foram realizadas três licitações, já que as empresas tinham medo de assumir a obra. A Dutra não afundou e pouco tempo depois a Sabesp incorporou mais uma iniciativa do Saae, a primeira do tipo em território nacional.

- PUBLICIDADE -