Meta do programa Cidade Mirim é atender 40 mil crianças neste ano

- PUBLICIDADE -

Ulisses Carvalho

[email protected]

Com uma meta de dobrar o atendimento neste ano, o Centro Municipal de Educação (CME) Júlio Fracalanza, localizado na rua Joaquim Miranda, s/n, no bairro da Vila Augusta, através do programa Cidade Mirim Educação no Trânsito, tem uma meta de atender 40 mil crianças neste ano, trabalhando como tema principal, a educação no trânsito.

Somente no ano passado, houve mais de 18 mil atendimentos, segundo o coordenador do CME Júlio Francalanza, Vicente Porto de Vasconcellos, 54, que em entrevista ao HOJE, alegou que somente no primeiro mês deste ano, houve 2.500 atendimentos, e que o Cidade Mirim retorna com as atividades no mês de março.

“Trabalhamos educação de crianças no trânsito, são ações diferenciadas, aqui há uma escola para a educação no trânsito”, destacou Vasconcellos, informando que atualmente a equipe que trabalha no local é composta por 23 pessoas. As crianças atendidas pelo programa são estudantes entre o terceiro e quinto ano do Ensino Fundamental.

Novo horário de atendimento e parceria com a Guarupass

Para aumentar a capacidade de atendimento das crianças, o Cidade Mirim vai começar atender alunos das escolas municipais nos horários das 8h às 10h, das 11h às 14h e das 14h às 16h30, atendendo a duas turmas em cada horário. Em média, segundo Vasconcellos, cada turma tem entre 30 a 35 alunos.

Além desse novo horário, também deverá aumentar o número de profissionais, já que mais seis pessoas devem ser contratadas, além da parceria com a Guarupass, para realização da sala de jogos. “Esta sala será construída como um ônibus, para a criança aprender a não depredar o veículo, a utilização de cinto de segurança, além de vídeos educativos”, destacou.

Com 50 bicicletas, Cidade Mirim também oferece curso para quem não sabe pedalar

Caso a criança more longe ou não tenha bicicleta para a realização das aulas, o próprio projeto oferece 50 bicicletas, disponibilizadas somente no período das aulas. As bicicletas são aro 16, 20 e há quatro de aro 26. As aulas de pedal também retornam no próximo mês, com aulas para adultos e crianças a partir dois seis anos.

“As aulas são somente aos sábados pela manhã. São três aulas, primeiro ensinando os itens de segurança, depois como se equilibrar e por último, como pedalar”, destacou o coordenador. Neste mês de fevereiro, está sendo efetuada a manutenção do espaço e das bicicletas, como troca de freio, pneu e também a poda nas árvores.

Educação Ambiental e bem estar com aulas de Pilates e Tai Chi Chuan

O CME também conta agora com aulas durante a semana de Pilates e Tai Chi Chuan, dedicadas ao relaxamento do corpo e também a saúde mental. As aulas são realizadas na Tenda Branca do parque. O local também conta com a feira orgânica, realizada todas as quartas-feiras e deve passar a contar com a feira de artesãos, que deve ser realizada aos domingos.

Na parte de educação ambiental, haverá a construção de hortas e o plantio de plantas medicinais, além do projeto ‘Bosque Terapia’, que deve ser iniciado no mês que vem, oferecendo aos moradores próximos ao local, cuidar de um canteiro do parque, realizando plantações de mudas, por exemplo.

O parque também passará a contar com uma base da Proguaru para ações de zeladoria. “O prefeito está acompanhando a evolução no parque, ele sempre nos liga perguntando como estão os trabalhos”, destacou Vasconcellos.

Serviço:

Centro Municipal de Educação Júlio Fracalanza

Endereço: rua Joaquim Miranda, s/n, Vila Augusta.

Telefone para agendamento no Cidade Mirim: 2414-2050

- PUBLICIDADE -