Monitor e caixas de ferramentas são roubados em invasão a prédio da Secretaria de Saúde

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Na madrugada desta quinta-feira (14), às 2h, o prédio da Secretaria de Saúde, localizado na rua Íris, n° 300, no bairro da Vila Gopoúva, sofreu invasão e teve o alarme disparado, sendo a Guarda Civil Municipal (GCM), acionada. De acordo com a nota enviada pela Secretaria de Saúde, os agentes detiveram um indivíduo e os demais suspeitos fugiram levando quatro caixas de ferramentas e um monitor de computador.

“Ao chegar à Secretaria, os guardas detiveram um indivíduo e recuperaram com ele uma furadeira de impacto da marca Makita.  Os demais invasores conseguiram fugir, levando consigo quatro caixas de ferramentas e um monitor de computador. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial”.

O problema de vandalismo, segundo a administração municipal, vem ocorrendo já há alguns meses, porém, teria começado a se intensificar em outubro do ano passado. “A prefeitura vem registrando, em diferentes unidades de atendimento público do município, um número alto de cortes de cabos de fibra óptica, o que leva a crer que podem ser ações coordenadas de vandalismo ou mesmo de sabotagem, já que em muitos casos nada é furtado”. 

O caso mais recente de vandalismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ocorreu no dia 5 deste mês, na UBS Jacy, quando após ser efetuado um reparo em um cabo de fibra óptica nas proximidades da unidade, no dia seguinte, o cabo foi cortado novamente, segundo a prefeitura. “Outros casos assim ocorreram, por exemplo, em 7 de janeiro, quando o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), localizado bairro do Macedo, foi invadido e saqueado”.

Em um desses casos, de acordo com a Secretaria de Saúde, com o rompimento dos cabos de fibra ótica na entrada do prédio onde funciona a sede, acabou interrompendo a comunicação entre as unidades médicas do município, inclusive o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). “Até internações de emergência e transferências de hospitais foram prejudicadas.  O caso foi registrado no 5º Distrito Policial na manhã da segunda-feira (7)”.

Outro caso envolvendo vandalismo em unidade de saúde ocorreu no dia 13 do mês passado, quando o quadro de luz da UBS Belvedere, foi danificado durante a madrugada. No dia 27 de janeiro, de acordo com a administração municipal, teve mais uma ocorrência de vandalismo, na rua Ita, n° 249, na região do Pimentas, onde na área, existe um poste por onde passam diversos fios de empresas, além do cabo de fibra ótica da prefeitura, que teria sido o único a ser cortado, interrompendo o fornecimento de internet para 15 UBSs e 29 unidades da Secretaria de Educação.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -