Infraestrutura inadequada e espera por atendimento são problemas detectados pela comissão de saúde da Câmara no HMCA

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Vereadores integrantes da comissão de Higiene e Saúde da Câmara Municipal visitaram as instalações do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e constataram que os principais problemas daquela unidade de saúde estão relacionados à longa espera por atendimento e infraestrutura inadequada. Os parlamentares apontaram a criação de um Pronto Atendimento ou um Hospital Municipal como solução para melhoria no acolhimento dos pacientes.

O HMCA atende mensalmente quase 10 mil pacientes do município e de outras cidades vizinhas. O vereador Eduardo Carneiro (PSB), líder do governo do prefeito Guti (PSB) na Câmara e presidente daquela comissão, entende que o problema relacionado a infraestrutura não é tão simples de ser resolvido por conta da estrutura considerada por ele como velha e ultrapassada.

“Nós temos um problema crônico, difícil de ser resolvido, que é a parte estrutural. Há bons profissionais, um pessoal comprometido com o atendimento, mas não tem como negar que a estrutura do hospital ficou velha”, disse Carneiro.

De acordo com funcionários da ouvidoria do hospital, a principal reclamação dos usuários do HMCA está relacionada ao tempo de espera para atendimento. Carneiro pontuou que uma solução para diminuir o volume de pacientes no local seria a construção de um Pronto-Atendimento de pediatria, ou ainda de um hospital municipal, no prédio onde estava instalado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no bairro Gopoúva.

“Acho que um hospital lá fica muito caro, a situação é mais complexa, mas um PA de pediatria aliviaria o atendimento hospitalar de pronto-socorro. A Comissão vai levar essa sugestão para a Secretaria [Municipal de Saúde]”, afirmou o vereador.

- PUBLICIDADE -