Zoológico de Guarulhos oferece programação especial de férias

Assunto:Zoológico Municipal Local:Rosa de França Data:06.10.2017 Foto:Sidnei Barros/PMG
- PUBLICIDADE -

Para aproveitar as férias, uma das opções encontradas em Guarulhos é o Zoológico Municipal de Guarulhos, no Jardim Rosa de França (Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344). O local estará aberto ao público todos os dias do mês de janeiro e conta com uma programação extensa de atividades que tratam sobre temas educativos e de conscientização. Para melhorar, a entrada e estacionamento são gratuitos.

O parque conta com centenas de animais de diversas espécies, lagos e muitos animais de vida livre que frequentam a ampla área verde do zoo. O espaço oferece ainda parquinho para crianças e mesas para piquenique sob a sombra de frondosas árvores.

A visita pode ser ainda um momento de treinar a leitura com a garotada, aprendendo sobre cada espécie moradora do parque através das placas fixadas em frente aos recintos que trazem detalhes sobre alimentação, região de ocorrência, nível de ameaça, entre outras.

Os animais que vivem no zoo recebem uma alimentação balanceada e baseada no conhecimento das necessidades nutritivas do organismo de cada um. Assim, cada animal tem um cardápio personalizado onde é levada em consideração característica fundamentais, como a função de sua espécie, idade, sexo, entre outras.

A estrutura do zoo conta com 59 recintos de exposição, setor extra e quarentenário, que abrigam os animais residentes e animais recém-chegados e em tratamento. Há no local clínica veterinária e área de manejo, com salas de atendimento, laboratório, sala de cirurgia, área de internação e sala de necropsia, e também um setor de alimentação e biotério para produção de alimentos vivos.

O zoológico também desenvolve pesquisas em áreas da medicina veterinária e biologia por seu corpo técnico, e também participa de projetos de outras instituições, como programas de mestrado, doutorado e iniciação científica.

Local conta com 500 animais de 100 diferentes espécies

O Zoológico de Guarulhos, criado em 1981, mantém cerca de 500 animais, de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional, com 91% de espécies nativas. O Zoo participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos da manutenção de sua saúde e bem estar.

O local mantém uma rica vegetação com árvores exóticas e nativas que proporciona uma linda paisagem e ainda contribui com a alimentação das nossas aves.

Entre os animais, estão o Mutum do Sudoeste, uma espécie endêmica da Mata Atlântica de baixada, passa a maior parte do tempo no solo, onde se alimenta de frutos e sementes, e se empoleira para dormir e nidificar, além do Papagaio de Peito Roxo, caracterizado pela coloração arroxeada do peito, este papagaio habita as florestas frias, principalmente matas de araucárias, formando grandes bandos. Antes encontrada desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, hoje restringe-se ao sudeste e sul do Brasil.

Programação:

15/1 das 9h às 12 – Papo Animal: Serpente amiga: conhecer para preservar

16/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Escorpiões: Características, prevenção e primeiros socorros

21/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Atropelamento da Fauna: Como ajudar?

22/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Escorpiões: Características, prevenção e primeiros socorros

23/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Tráfico de animais e cerol: Os animais pedem socorro

29/1 das 9h às 12 – Papo Animal: Serpente amiga: conhecer para preservar

30/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Escorpiões: Características, prevenção e primeiros socorros

Endereço: Rua Dona Gloria Pagnoncelli 344 Jardim Rosa de França.

Telefone: (11) 2452-4523

- PUBLICIDADE -