Antônio Boaventura
[email protected]
Através de decreto publicado na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Município (DOM), o prefeito Guti (PSD) estendeu o período de quarentena, por mais 17 dias para servidores públicos. Ou seja, vai do dia 23 deste mês até o 10 de maio. Esta tomada de decisão também ocorreu em reunião realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), através de vídeoconferência, que contou com a participação dos representantes das 12 cidades da região.
Na publicação oficial do município, Guti entende que é necessário a prorrogação das medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19, com a finalidade de reduzir a transmissão comunitária e garantir a manutenção dos serviços de saúde na cidade entre os servidores públicos. Guarulhos registra 21 mortes e outras 102 aguardando resultados, 2.800 casos suspeitos, 178 confirmados e outros 450 casos descartados, além de 136 pessoas curadas.
“Ficam prorrogadas até 10 de maio de 2020, os prazos estabelecidos nos decretos municipais 36.723 e 36.75, que tratam das medidas aos agentes e servidores públicos municipais relativos à prevenção e contágio pelo Covid-19 no âmbito do município. A prorrogação poderá ser reduzida, estendida ou revogada a qualquer tempo pelo Chefe do Poder Executivo”.
Em contrapartida, na reunião realizada pelo Condemat, através de vídeoconferência, Guti concordou com a proposta de outros 11 prefeitos da região do Alto Tietê em manter as atividades comerciais e prestação de serviços inaptas neste momento. Naquele encontro também foi discutido quais seriam as melhores alternativas para reduzir os impactos da cadeia produtiva e financeira das cidades.
Além destes aspectos, os prefeitos decidiram manter as medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado para conter o avanço do coronavírus e a recomendação principal permanece sendo a de isolamento social. Para as pessoas que trabalham nas atividades liberadas, e nos casos em que a saída para as ruas for indispensável, a orientação é usar máscara facial. A recomendação é para o uso de máscaras de tecidos laváveis, deixando as máscaras cirúrgicas restritas ao uso dos profissionais da saúde.
















