A dois dias das eleições, pesquisa ACE-Guarulhos/Ibope projeta Guti e Pietá no 2º turno


Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência entre os dias 10 e 12 de novembro sobre as eleições municipais em Guarulhos, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), aponta que a disputa deve ir ao segundo turno na cidade, com o atual prefeito e candidato à reeleição Guti (PSD) e o ex-prefeito Elói Pietá (PT).

Em relação ao levantamento ACE/Ibope divulgado no dia 29 de outubro, ambos permanecem distantes dos demais concorrentes, com 34% e 30% das intenções de voto, respectivamente. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais (p.p.), Guti e Pietá podem ser considerados empatados tecnicamente.

Em terceiro lugar aparece Fran Correa (PSDB), com 7% das respostas. Adriana Afonso (PL), Sandra Santos (PDT) e Rodrigo Tavares (PRTB) têm 2%, ao passo que Eduardo Barreto (PROS), Jovino Candido (PV), Simone Carleto (PSOL), Wagner Freitas (PTB) e Professor Auriel (PC do B) são citados por 1% do eleitorado, cada um.

Somam 10% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 7% não sabem ou preferem não responder. O Ibope ouviu 805 pessoas e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa ACE-Guarulhos/Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo nº SP?02740/2020.

Para o presidente Silvio Alves, da ACE, a entidade contribui novamente com o processo eleitoral, no sentido de informar de maneira isenta sobre o cenário local. “Apenas com boa informação poderemos tomar as melhores decisões. Isso não é apenas na política, mas também neste setor. Fizemos nossa sabatina com os candidatos a prefeito, ouvindo suas intenções com relação ao setor produtivo, e buscamos um instituto respeitado para saber sobre as intenções de voto na cidade”, explicou.

Comparação

Em 29 de outubro a ACE-Guarulhos divulgou um outro levantamento em parceria com o IBOPE. De lá para cá, os dois candidatos que lideram a corrida eleitoral se mantiveram na frente. Guti subiu 4 pontos percentuais, saindo de 30% para os atuais 34%. Pietá oscilou um ponto para cima, de 29% para 30% das intenções de voto.

Votos válidos

Para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, estamos apresentando os votos válidos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

O conceito de voto válido é: a proporção de votos do candidato sobre o total, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Ficha Técnica da Pesquisa ACE-Guarulhos/Ibope

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de novembro de 2020.
Abordagem: pesquisa presencial. A equipe de entrevistadores utiliza os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 805 votantes.
Margem de erro: a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo nº SP?02740/2020.

- PUBLICIDADE -