Itapemirim entra no mercado aéreo e inicia venda de passagens no próximo dia 21

Foto: Reprodução

Com o início das operações, a Itapemirim Transportes Aéros (ITA) estará em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte-Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA), inclusive no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O voo inaugural está programado para 29 de junho. Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, conta que o planejamento para a criação da ITA começou em 2019, quando ele participou de uma rodada de negócios nos Emirados Árabes. Até final de 2024 ou no máximo no início de 2025, o grupo planeja uma oferta pública de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3).

“Os principais financiadores são os fundos de investimentos árabes, responsáveis pelo aporte inicial de US$ 500 milhões. Mas já fomos procurados por outros investidoes brasileiros, chineses e americanos”, reforça Piva. Segundo ele, a ITA foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em tempo recorde, pela qualificação da mão de obra e qualidade dos equipamentos. A pandemia, diz o presidente, atrasou o lançamento. Por outro lado, deu mais tempo para a compra de aeronaves mais robustas, como Airbus A320 customizados e reconfigurados para 162 assentos e mais espaço individual para todos os passageiros. Ainda não há voos para os aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).

Mas nesses locais, os passageiros terão tratamento diferenciado, com horários sintonizados com os ônibus da companhia (de Galeão ou Guarulhos), com transporte sem custo. “Vamos fazer com que o cliente se sinta na extensão da sua casa”, promete. “A empresa é a única lançada nesse período de pandemia. Entra com vigor, arrojada, com os olhos no futuro”, reforça Piva. Ele aposta que, até o final de julho, com o avanço da vacinação, a economia vai reagir, o real vai se valorizar frente ao dólar e o “Brasil vai entrar nos trilhos”. A empresa já contratou 500 funcionários. Em julho, serão mais mil. E em agosto, 2,5 mil, totalizando 4 mil até o fim de 2021.