Funcionários da Vale são resgatados após ficarem presos em mina no Canadá

Foto: Divulgação / Maestro Digital
- PUBLICIDADE -

A Vale informou nesta terça-feira (28) que 19 trabalhadores já foram resgatados da mina subterrânea Totten, no Canadá, após um acidente com uma pá escavadeira na tarde de domingo (26).

Trinta e nove trabalhadores da mineradora brasileira ficaram presos na mina que produz níquel em Sudbury, em Ontário. No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e 1200 metros.

Segundo a Vale, a previsão é que os demais 20 empregados que ainda estão presos devem chegar à superfície “ainda nesta manhã” por meio de um sistema de escada de saída secundária.

Com foi o acidente

Os trabalhadores ficaram presos após um acidente com uma pá escavadeira. O equipamento estava sendo transportado pelo acesso à mina e se desprendeu, bloqueando o “shaft” (abertura vertical por onde passam as instalações) e com isso, impediu a saída dos empregados.

Segundo a Vale, os funcionários não puderam sair da mina “devido a danos no eixo que abriga o meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo”.

Imediatamente após o incidente, os funcionários seguiram para os postos de refúgio subterrâneos como parte dos procedimentos padrão da empresa, segundo a companhia.

A retirada dos empregados está sendo apoiada pela equipe de resgate de minas da Vale e pela Ontario Mine Rescue. Não há relato de ferimentos.

Segundo a empresa, os que já voltaram à superfície “estão saudáveis e estão ansiosos para voltar para casa”.

A produção na mina está temporariamente suspensa.

Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel no local.

- PUBLICIDADE -