Com prisões superlotadas, Califórnia não prende quem furta até US$ 950

Foto: HOJE TV
- PUBLICIDADE -

Na Califórnia, furtos em lojas e pequenos roubos são classificados como contravenções se o valor da propriedade roubada for de US$ 950 ou menos. Há penalidade, mas como as prisões estão lotadas, os criminosos não ficam detidos e foi sobre esse assunto que tratou a advogada criminalista e especialista em processo penal, Gabriella Silvestre, no HOJE TV desta quinta-feira (27), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

“Há alguns anos, o público carcerário da Califórnia era muito grande e então a Suprema Corte dos Estados Unidos determinou que o estado teria que dar um jeito de diminuir essa população carcerária. No entanto, não houve determinação de como que isso deveria ser feito. Por isso, foi instituída essa lei onde a pessoa não seria responsabilizada criminalmente”, explicou a advogada.

Para reduzir a população carcerária, muitos presos foram soltos na comunidade, enquanto outros foram transferidos para as cadeias do condado para completar suas sentenças. Isso ficou conhecido como realinhamento prisional e teve o efeito de ocupar leitos de prisão do condado. A população máxima da prisão também foi reduzida em mais de cinco mil devido às restrições da covid-19. Contudo, isso não diminuiu a população carcerária da Califórnia do jeito que eles previam. O reflexo que eles pretendiam não foi gerado e com isso a gente vê uma impunidade. A população vira refém!”, finalizou Gabriella.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -