Dia do Grafite: museu a céu aberto ganha espaço em SP

Foto: Vertical Garden/Flickr
- PUBLICIDADE -

O dia do Grafite, comemorado no próximo domingo (27), tem muito a celebrar, desde a descoberta de talento até a sua aceitação pela sociedade. Tanto que, nos últimos dois anos, a Vertical Garden – greentech líder no setor de paisagismo e jardins verticais da América Latina, em parceria com o grafiteiro Eduardo Kobra têm implementado o conceito de Grafite Garden na cidade de São Paulo e em alguns locais periféricos.

Mas, afinal, o que é Grafite Garden? É a unificação de grafites em muros e jardins verticais, mesclando arte, cultura e sustentabilidade. O objetivo é espalhar “obras de artes” com jardins verticais em diversos locais, espalhando o conceito inclusivo de museus a céu aberto

“Quando falamos de arte, não queremos apenas destacar os murais com o grafite, mas sim atentar para um movimento inusitado com os jardins verticais, provocando para a sensibilidade de olfato, tato, percepção do meio ambiente. É um conjunto de toda a arte ao redor”, explica Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden e curador do conceito Grafite Garden

As artes expostas pelo muralista Eduardo Kobra são, em boa parte, temáticas, ou seja, sempre remetem algo reflexivo para a sociedade, como foi na estação de trem da Vila Olímpia – homens remando no Rio Pinheiros – ou na parede do MIS Experience – Homenagem a Portinari. “ O objetivo é humanizar espaços, levar um colorido e uma harmonia toda especial aos mais variados ambientes e que impactam de forma positiva na vida das pessoas”, explica Watanabe. 

A parceria entre Vertical Garden e Eduardo Kobra já implementou mais de 10 projetos de Grafite Garden em diversos locais na cidade, como nas estações de trem, rodovias, ou ao lado externo de museus. Abaixo, algumas obras do Grafite Garden para conhecer de graça:

 Estação Vila Olímpia da CPTM

O projeto para tornar a estação Vila Olímpia sustentável implantou jardins verticais com sistema de reuso de água; substituição do mobiliário por produtos feitos com material reciclável; equipamentos para recarregar celular e energia solar. Um novo acesso para bicicletas, incluindo carregadores para bikes elétricas e sistema de tratamento de efluentes dos esgotos através de Wetlands. São mais de 1.000 m² de plantas naturais irrigadas com água de reuso filtrada do sistema de esgotos da estação. Foi integrado um painel do Artista Eduardo Kobra ao Jardim Vertical.

Local: Marginal Pinheiros, 7522 – Pinheiros, São Paulo – SP.

Ecoparada Madero

O projeto fica localizado no km 44 da Rodovia Castello Branco, bem próximo à cidade de Araçariguama. A obra de grafite “A Linha da Vida” feita por Eduardo Kobra possui 600 m². Além disso, o projeto de paisagismo do Parada Madero possui torres que tem sua funcionalidade em captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros, e irrigação de mais de 4.000 mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde, desenvolvidos pela Vertical Garden. E para à energia solar, as placas fotovoltaicas alimentam todo o sistema de iluminação do espaço, além do ponto de carregamento de carros elétricos.

MIS

A maior estrutura de paisagismo do Brasil, aconteceu em um projeto realizado no MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo (SP). Com um mural que possui 38 metros de comprimento e 5 de altura, o espaço conta com jardins verticais, repleto de plantas como costela-de-adão, filodendros, marantas e variedades de samambaias e são 1.000 metros quadrados de jardins verticais.

Local: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP

- PUBLICIDADE -