Ciência política: estudo que visa entender como se estabelecem os poderes dentro da sociedade

Foto: Hoje TV
- PUBLICIDADE -

Apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira, o HOJE TV desta terça-feira (23) contou com a participação de Fernando Lima, advogado e professor universitário, que tratou do assunto sobre ciência política, um ramo de estudo das ciências sociais que visa entender como se estabelecem as formações de poder dentro de sociedades mais complexas.

Lima afirmou que antes de entender do que se trata a ciência política, é preciso compreender o que significa o termo política. “É a arte de governar e de construir relações. Com isso, a ciência política em si é algo mais moderno e atual, datada entre os séculos XIX e XX, focando em estudar a política e também as relações pertinentes a ela”, disse.

Segundo ele, a política surgiu na Grécia antiga, antes até mesmo de Cristo, onde as pessoas se reuniam para fazerem acontecer as políticas locais. “Dessa forma começaram a estabelecer as relações de poder entre os governantes e os governados, pensando sempre em um sistema de organização no qual fosse possível dividir os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Porém, naquele momento, estes eram concentrados na figura de uma só pessoa, que fazia todas as funções”, explicou.

O professor completou que os acontecimentos vieram evoluindo garças aos estudos de filósofos, como Maquiavel e Montesquieu, com relação de contractualismo, uma família de teorias políticas na tradição do contrato social. “Dessa forma, criaram-se leis positivadas em estabelecer as ligações entre as pessoas a partir de um contrato de um determinado poder, originando todo o aparato Legislativo. Partindo deste princípio, vem a ciência política que, enquanto ciência, estuda os vínculos entre administrador e dirigido e também de que maneira se dedica o poder e a hierarquia deles em virtude de um ser capaz de frear o outro”, finalizou Lima.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -