Ipem-SP encontra erros em produtos para a Páscoa durante fiscalização no comércio

Reprodução/Imprensa Rio Claro-SP
- PUBLICIDADE -

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade da proteção para o consumo, realizou a operação “Pente Fino” em produtos mais consumidos durante a Páscoa, e avaliou o peso dos produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte na capital e nas cidades de Araraquara, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.

A operação “Pente Fino” avaliou 105 produtos, dos quais 15 (15%) apresentaram erros. Dos 25 estabelecimentos fiscalizados, 10 (40%) foram autuados.

Acesse a tabela com as irregularidades https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/IpemSPPenteFinoPascoa2023_resultado.pdf

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações do Ipem-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de Páscoa.

“Intensificamos nossas ações neste período do ano devido à alta demanda em produtos embalados sem a presença do consumidor. Na correria das compras fica difícil para o consumidor procurar uma balança para verificar se realmente está levando a quantia correspondente ao indicado na embalagem, o peso real do produto. Cabe a nós, órgão de fiscalização, proteger a população nas suas relações de consumo”, explicou o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/publicacoes/g_consumo/g_consumo.pdf aproveite e conheça outras publicações do Ipem-SP no link https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/cidadao/publicacoes

- PUBLICIDADE -