Encontro de Jovens de Cristo reúne centenas de pessoas na E.E. Lydia Kitz Moreira

- PUBLICIDADE -

Por Valdir Carleto

Domingo é um dia para descanso e lazer. Mas, pode ser também um dia de grandes emoções, e, por que não, de recomeços e mudança de vida. Mais de 500 pessoas participaram do 2o. Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia São Paulo Apóstolo, situada no Jardim São Paulo, em Guarulhos.

O EJC é um movimento que mobiliza milhões de pessoas todos os anos em paróquias em todo o Brasil, dando sequência a uma iniciativa que surgiu há mais de 50 anos, na região do bairro da Pompéia, em São Paulo. Uma curiosidade é que o criador do EJC, padre Alfonso Pastore, também criou o ECC – Encontro de Casais com Cristo, ambos em 1970.

Foram 70 jovens inscritos, vindos em sua maioria de uma das sete comunidades da própria paróquia São Paulo Apóstolo, mas também de outras regiões da cidade.

Centenas de pessoas cuidaram para que toda a estrutura funcionasse perfeitamente para que os encontristas – como são chamados os participantes – tivessem a melhor experiência possível. Entre os voluntários que atuaram na organização, jovens que passaram pela mesma vivência em anos anteriores, além de integrantes de outras pastorais da igreja.

“É uma experiência absolutamente transformadora. Por mais que as pessoas digam o quanto é divertido e quanta diferença já fez na vida espiritual delas, a gente nunca pode imaginar a intensidade do EJC. Só vivendo isto aqui. Estou muito emocionada e agradecida, e mais do que isso, cheia de esperança e empolgada para seguir nos caminhos do Senhor”, conta a jovem Maria Clara Mendonça Carleto, que esteve no evento deste fim de semana.

Histórico


Elevada à condição de paróquia há apenas 4 anos, a São Paulo Apóstolo fez seu primeiro EJC no formato interparoquial, com a coirmã Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Cocaia, em 2022. “Foi um momento muito importante em que as paróquias uniram suas forças em torno do propósito de retomar as atividades do EJC após a pandemia. O movimento é superimportante para o engajamento dos jovens, público pelo qual temos um carinho especial”, explica padre Marcos Alves, pároco da São Paulo Apóstolo.

Casa perfeita

O Encontro de Jovens com Cristo aconteceu na Escola Estadual Lydia Kitz Moreira, no Jardim Santa Cecília, na mesma região da algumas das comunidades da paróquia. Os encontreiros (que é como são conhecidas as pessoas que servem no encontro e tornam possível a vivência para os inscritos) reuniram-se na noite de sexta-feira no colégio, logo ao fim das aulas, para limpar todos os espaços e prepará-los para receber os jovens.

“Somos profundamente gratos pela parceria do colégio, sem o que seria impossível promovermos este impacto tão profundo e significativo na vida dessas dezenas de jovens. Ao longo dos anos, se colecionam casos de pessoas que desistiram de suicídio, abandonaram o mundo das drogas, entre outros comportamentos autodestrutivos. Fomos muito bem recebidos pelo diretor Anderson Garcia Lemos Ikawa, pelo vice-diretor Cicero Ferreira e toda sua equipe. O Lydia é um modelo de atuação, no sentido de abrir as portas à comunidade, beneficiando-a para além da educação, promovendo a convivência e ocupação de seu espaço para atividades construtivas para o bairro. Também aproveito para agradecer a toda a Diretoria de Ensino – Região de Guarulhos Norte, na pessoa de sua dirigente, professora Vera Curriel”, agradece padre Marcos Alves.

Próximas iniciativas


O próximo movimento dessa magnitude será o Encontro de Casais com Cristo, em 2 e 3 de setembro. É o primeiro do tipo desde que a paróquia foi fundada. “As equipes já estão trabalhando e se planejando há meses, e agora, na reta final, estão com força total”, comemora o padre. Ambos os encontros acontecerão anualmente, ampliando o calendário de eventos da Paróquia São Paulo Apóstolo.

- PUBLICIDADE -