Empresas brasileiras iniciam testes para jornada de trabalho de 4 dias

Neste mês de setembro será a primeira fase de estratégias para a semana de quatro dias de trabalho. Durante o início do experimento as empresas vão permanecer os três primeiros meses com os cinco dias até definirem os métodos que irão utilizar, comunicar os clientes e outros parceiros que podem ser afetados.

O projeto visa que a jornada de trabalho seja reduzida, mas o salário permaneça o mesmo. Ele se deu após uma iniciativa da Nova Zelândia em 2019 ganhar força na pandemia. O processo não será para todas as áreas e sim cargos específicos, em atividades essenciais e atendimento ao público, o tempo de avaliação para os quatro dias de trabalho será maior. No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável por avaliar o andamento do experimento.

Grande parte das empresas que vão participar são de porte pequeno e médio, onde varia de 10 a 100 funcionários. A divisão está entre o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O processo não será para todas as áreas e sim cargos específicos. Em atividades essenciais e atendimento ao público, o processo de avaliação para os quatro dias de trabalho será maior.

- PUBLICIDADE -