Presidente Ticiano Americano apresenta projeto para facilitar mobilidade de deficientes visuais

- PUBLICIDADE -

O jovem Arthur Vidal Miyazato utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Guarulhos na tarde desta segunda-feira (11/09) para expor sua dificuldade na utilização do transporte público da cidade e pedir a implantação de anúncio sonoro nos pontos e nosônibus. “Tenho 21 anos e sou totalmente cego. Venho aqui para falar sobre a necessidade de se colocar sinal sonoro nos pontos de ônibus”, disse. Miyazato usou o exemplo do que já ocorre no Metrô de São Paulo, onde o anúncio sonoro informa o nome da estação e por qual direção os usuários devem desembarcar. 

Assim que deixou a Tribuna Livre, Miyazato foi convidado pelo presidente da Câmara, vereador Ticiano Americano (Cidadania), a permanecer próximo à Mesa dos Trabalhos e anunciou o PL 2675/2023, que torna obrigatória a implantação de equipamento sonoro e de comunicação no transporte coletivo municipal para prestar informações aos passageiros. “Eu tomei conhecimento do Arthur quando ele veio protocolar o pedido para falar na Tribuna Livre e fiquei impressionado com a determinação dele. Então, resolvi fazer um projeto para atender ao pedido. Assim, convido todos os vereadores para assinarem comigo”, declarou. 

Segundo Miyazato, existem 44 mil pessoas com deficiência visual em Guarulhos e a maioria se locomove utilizando o transporte público. “O dispositivo sonoro vai garantir a autonomia das pessoas que têm deficiência visual em qualquer nível. Vai ajudar também aos idosos e as pessoas que estão desatentas”. 

O projeto abrange ônibus e lotações que circulam em Guarulhos e prevê que os equipamentos necessários para emissão de sinais sonoros e a comunicação necessária serão definidos pelo Poder Executivo. O projeto foi assinado pela ampla maioria dos parlamentares que estavam presentes à sessão, que se tornaram coautores da propositura. 

O projeto 2675/2023 passará, agora, por deliberação e por análise das comissões permanentes antes de ser votado em plenário. 

Ordem do Dia 

Na Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira, os vereadores aprovaram em definitivo o Substitutivo nº 1, apresentado ao PL 839/2023, que dá o nome de Terezinha Lisboa de Jesus a praça sem nomenclatura na Alameda Yayá, no Jardim Aída; e o Substitutivo nº 1 ao PL 1389/2023, que denomina Pastor Daniel Fernandes a Rua 20, no loteamento Parque Flamengo, bairro Morros.??O veto total ao PL 696/2022, que proíbe a comercialização de cobre, alumínio e assemelhados sem origem no Município foi derrubado. 

Em primeira discussão foram aprovadas duas proposituras: PL 1908/2022, que implanta o acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica, e o PL 2898/2022, que obriga o acompanhamento de uma profissional de saúde durante procedimentos com sedação ou anestesia que induzam à inconsciência da paciente, além de uma acompanhante nos exames sensíveis. 

Por fim, dois projetos de Decreto Legislativo que concedem título de Cidadão Guarulhense: PDL 819/2023 a Maurício Carlos Colin e PDL 1084/2023 a José?Rosolenforam aprovados pelos parlamentares. 

O vereador Jorginho Mota (Agir) informou que o partido ao qual pertence passará a ser denominado AGIR 36, o partido do autista. A vereadora Carlinda Tinoco (Republicanos) agradeceu a sanção da lei de autoria dela, que instituiu o Dia Municipal de combate ao Feminicídio no dia 7 de agosto. 

- PUBLICIDADE -