Rede Cegonha aplica método contraceptivo em mulheres em situação de violência

- PUBLICIDADE -

Na última sexta (10) e nesta segunda-feira (13) a equipe técnica da Rede Cegonha da Secretaria da Saúde de Guarulhos desenvolveu ações estratégicas de aconselhamento reprodutivo, entre elas a inserção do dispositivo Implanon em pacientes pré-selecionadas assistidas pela Asbrad (Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude).

Um dos pilares da Rede Cegonha é assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo como política pública de saúde. Já o Implanon faz parte do grupo dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, cuja taxa de eficácia é bem alta.

Para a médica Camila Luz Frade, ginecologista e obstetra, “o implante é um método estratégico para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, proporcionando segurança e, o mais importante, dando a opção de evitar uma gestação não planejada”.

Miruna Melo, coordenadora da Rede Cegonha, menciona também a importância de proporcionar métodos seguros de contracepção às mulheres, acolhendo sobretudo aquelas vítimas de algum tipo de violência. “Como sociedade devemos nos engajar para que as mulheres possam ter seus direitos humanos e de saúde garantidos e preservados”.

- PUBLICIDADE -