Aula no Conservatório Municipal reúne estudantes interessados na obra de Heitor Villa-Lobos

Divulgação / PMG


A vida e a obra do compositor Heitor Villa-Lobos foram tema de uma aula aberta no Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos na noite de quarta-feira (12). A data foi escolhida em celebração ao aniversário de morte de Villa-Lobos, em novembro de 1959.

Através do professor e maestro Celso Franchini, os 25 participantes puderam conhecer os aspectos desta importante figura brasileira que, de acordo com o docente, procurou com seu trabalho sedimentar o sentimento de uma verdadeira nacionalidade brasileira.

Franchini explicou que Villa-Lobos viajou o Brasil inteiro conhecendo a música de cada região e aproveitou esse material e usou dos elementos da floresta amazônica, dos animais, dos pássaros para compor. Inclusive que ele tem um poema sinfônico chamado Uirapuru. Derivado da língua Tupi, Uirapuru é o nome de um pássaro.

Considerado o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos contribuiu para a literatura musical com mais de mil obras, entre concertos, sinfonias, óperas e música coral. Além dele, o maestro Franchini também já trabalhou em sala de aula a história de compositores como Alberto Nepomuceno, Lorenzo Fernandes e Francisco Mignone. Para ele, a cultura musical brasileira é muito grande e está em seu escopo em falar ainda sobre muitos outros compositores.

- PUBLICIDADE -