Camilla Caetano
Outra ligação metroviária planejada para a cidade é a Linha 14-Ônix. De acordo com o projeto original, o investimento será de R$ 13,1 bilhões distribuídos em 41 km de extensão, com 23 estações, além de operação com VLTs, intervalos de cerca de cinco minutos e demanda estimada em, aproximadamente, 225 mil passageiros por dia no cenário de operação plena.
A estimativa inicial indica até 1h30 de deslocamento entre Guarulhos e o ABC. O Lote ABC–Guarulhos também inclui a modernização da Linha 10-Turquesa, elevando o conjunto de investimentos para um patamar superior a R$ 18 bilhões. Documentos da consulta pública apontam que a Linha 14 terá trechos em superfície, subterrâneos e elevados, com cerca de 90% do percurso livre de interferências viárias.
Para o diretor da Companhia Paulista de Parcerias, Augusto Almudin, a Linha 14-Ônix representará um divisor de águas para a mobilidade ao criar uma conexão inédita entre o ABC, a Zona Leste e Guarulhos. O Estado afirma que o projeto segue princípios de sustentabilidade, segurança jurídica e padrões internacionais de qualidade.
A Linha integra o programa SP nos Trilhos, que reúne mais de 40 iniciativas e soma R$ 194 bilhões em investimentos, com mais de mil quilômetros de vias férreas previstos em todo o estado e potencial de gerar cerca de 150 mil empregos.
Trechos na cidade ficam para fases futuras
Embora o traçado preliminar incluísse ligação direta até Bonsucesso, passando por Sacramento e Pimentas, documentos atualizados da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) mostram que Guarulhos ficou fora do segmento prioritário da concessão. A fase inicial — com entrega prevista entre 2032 e 2035 — contemplará apenas o percurso entre a Estação ABC, em Santo André, e o Hospital Jardim Helena, na Zona Leste da capital.
As três paradas previstas em território guarulhense foram reclassificadas como trechos de contingência e poderão ser retomadas em fases posteriores, caso haja nova análise técnica e disponibilidade orçamentária, possivelmente até meados da década de 2040. Cinco estações projetadas em Santo André também foram incluídas nessa categoria. O governo ressalta que o traçado final ainda pode passar por ajustes após as próximas etapas de avaliação.
O modal segue sendo VLTs, mas com mudanças no planejamento operacional em relação ao desenho original. A demanda estimada para o novo trecho foi revisada para cerca de 188 mil passageiros por dia. A integração com outras linhas será mantida, incluindo conexão com as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da previsão de ligação futura ao Trem Intercidades para a Baixada Santista na Estação ABC. O lote prevê contrato de 31 anos com a futura concessionária, responsável pelos dois sistemas.
Pátios previstos
Bonsucesso – O pátio planejado para Bonsucesso é considerado fundamental para a operação da Linha 14-Ônix. Com cerca de 210 mil metros quadrados, a área servirá como pátio auxiliar, oferecendo espaço para estacionamento, limpeza e outros serviços. Caso o pátio previsto para São Miguel Paulista não saia do papel, Bonsucesso poderá assumir a função de principal. Localizado no Trecho 1, o projeto está previsto para ser executado na segunda ou terceira fase, dependendo do processo de desapropriação do terreno.
Jardim Helena – Localizado mais distante da Estação São Miguel Paulista, que será o ponto final da primeira fase, o pátio de Jardim Helena foi escolhido por se mostrar a alternativa mais viável frente às dificuldades de implantação em São Miguel. Com aproximadamente 220 mil metros quadrados, a área funcionará como pátio principal, reunindo manutenção, estacionamento, limpeza e abrigando o Centro de Controle Operacional (CCO). A implantação está prevista já na primeira fase, e depende de desapropriações para avançar.
Santo André – No ABC Paulista, a Linha 14-Ônix contará com um pátio auxiliar de 110 mil metros quadrados, destinado a estacionamento, limpeza, manutenção e demais serviços operacionais. A estrutura terá papel estratégico na organização das composições e no suporte técnico à linha. Inserido no Trecho 3, o pátio deverá ser construído na segunda ou terceira fase do projeto, conforme o progresso das obras principais, e também dependerá de desapropriação para liberação do terreno.
Jardim Irene – Com cerca de 30 mil metros quadrados, o pátio auxiliar de Jardim Irene terá foco no estacionamento dos trens e nos serviços de limpeza, funcionando como apoio à frota da Linha 14-Ônix. Localizado no Trecho 4, sua implantação está prevista para a quarta fase, quando a linha amplia a capacidade de manutenção descentralizada. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre desapropriações necessárias para viabilizar a obra.
Próximos passos
A SPI afirma que ainda avalia as contribuições recebidas nas consultas e audiências públicas realizadas em São Paulo, Santo André e Guarulhos. A versão final do edital poderá sofrer ajustes até a assinatura do contrato, prevista para 2026. Segundo a pasta, todas as sugestões enviadas por moradores, especialistas e autoridades estão sendo analisadas pela equipe técnica e podem ser incorporadas ao projeto final.
“Todas as análises das contribuições feitas pela sociedade e autoridades durante o período de consulta e audiências públicas seguem em andamento. A Consulta Pública e audiências públicas do projeto foram realizadas no primeiro semestre de 2025, com o objetivo de apresentar as propostas, ouvir a sociedade e coletar sugestões para o aprimoramento do projeto. Foram promovidas três audiências públicas presenciais em São Paulo, Santo André e Guarulhos, todas também com transmissões online. As contribuições e sugestões recebidas estão sendo analisadas pela equipe técnica da SPI, com possibilidade de serem incorporadas à versão final do edital do projeto”, declarou a SPI em nota ao HOJE.
Estações da Linha 14-Ônix
• Bonsucesso – Estação Elevada
• Pimentas – Estação Elevada
• Sacramento – Estação Subterrânea
• Hospital Jardim Helena – Estação Subterrânea
• São Miguel Paulista – Estação Subterrânea
• Vila Jacuí – Estação Subterrânea
• Imperador – Estação Subterrânea
• Cidade A. E. Carvalho – Estação Subterrânea
• Corinthians-Itaquera – Estação Subterrânea
• Hospital Santa Marcelina – Estação Subterrânea
• Parque do Carmo – Estação Subterrânea
• Rio das Pedras/Aricanduva – Estação Subterrânea
• Jardim Itápolis – Estação Subterrânea
• Sapopemba – Estação Subterrânea
• Parque Oratório/Nevada – Estação Subterrânea
• Hosp. da Mulher/Cidade dos Meninos – Estação Subterrânea
• Jardim Sorocaba – Estação Subterrânea
• ABC – Estação Subterrânea
• Estádio – Estação em Superfície
• Miguel Couto – Estação em Superfície
• Macedo Soares – Estação em Superfície
• Vila Luzita – Estação em Superfície
• Jardim Irene – Estação em Superfície
















