Em razão da passagem de um ciclone extratropical pela Região Metropolitana de São Paulo, ventos de até 90 quilômetros por hora atingiram o município de Guarulhos, provocando queda de árvores e outras consequências nesta quarta-feira (10).
Para proteger a população dos fortes ventos causados pelo ciclone, o Natal Iluminado no CEMEA Chico Mendes e no Parque Júlio Fracalanza, previstos para a noite desta quarta-feira, foram suspensos. O Bosque Maia teve seu fechamento antecipado para 18h.
A Prefeitura de Guarulhos mobilizou equipes de emergência para atuarem no evento climático desde o início da manhã. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil atendeu 65 ocorrências até a tarde desta quarta-feira, sendo 50 quedas de árvores, 10 destelhamentos, 4 riscos estruturais (muros e fachadas) e 1 poste energizado comprometido. Duas vítimas com escoriações leves foram atendidas pelo SAMU.
As secretarias de Administrações Regionais e de Verde, Clima e Sustentabilidade atuaram na retirada das árvores e a Secretaria de Mobilidade Urbana auxiliou na organização do tráfego. EDP, companhia responsável pela energia elétrica, está retomando a distribuição nos locais afetados pelo ciclone extratropical.
Os riscos continuam nesta-quinta-feira (11). Em caso de emergência, a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199. A colaboração de todos é essencial para minimizar os impactos das condições climáticas adversas e preservar a segurança da população.
















