Guarulhos passou a integrar oficialmente o plano de redistribuição do sistema prisional do Estado de São Paulo após o início do processo de desativação do modelo que transformou a Penitenciária II de Tremembé, no Vale do Paraíba, no chamado “presídio dos famosos”. A mudança já resultou na transferência de parte dos detentos para o complexo penitenciário localizado no município.
A medida, coordenada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), tem como objetivo encerrar a concentração de presos de grande repercussão nacional em uma única unidade, prática que marcou Tremembé por décadas. Com isso, Guarulhos passa a receber internos que antes estavam custodiados na P2.
Segundo a SAP, a redistribuição busca tornar o sistema mais equilibrado, reduzir riscos de articulações criminosas e reforçar o controle e a segurança dentro das unidades prisionais. Nos últimos meses, presos conhecidos nacionalmente já começaram a ser removidos de Tremembé e encaminhados para outras penitenciárias do estado, incluindo Guarulhos.
















