Prefeitura realiza reforma administrativa para melhorar serviços, gerar empregos e fortalecer programas sociais



A Prefeitura de Guarulhos inicia o segundo semestre avançando para transformar a cidade e garantir mais qualidade de vida para a população. A Câmara Municipal aprovou, na noite da última segunda-feira (30), uma série de projetos de autoria do Executivo que envolvem mudanças administrativas, fortalecimento de programas sociais e ações para tornar a gestão pública mais moderna, segura e eficiente.

Após cumprir as metas planejadas para o primeiro semestre da gestão, um projeto de reforma administrativa foi encaminhado à Câmara Municipal com o objetivo de melhorar a organização interna das secretarias, ampliar a eficiência dos serviços e garantir um atendimento mais ágil e qualificado para a população, sem gerar novos custos para os cofres públicos.

A Prefeitura reforça que todas as propostas foram elaboradas com responsabilidade fiscal, diálogo e foco em resultados que melhorem a vida dos guarulhenses.

Confira os principais projetos aprovados:

IPTU com aumento zero em 2026

O valor do IPTU continua congelado, com correção apenas para quem ampliou a área construída do imóvel, seguindo a inflação (UFGs), promovendo justiça tributária e compromisso com o bolso do contribuinte.

Ampliação da cesta básica para alunos da rede municipal

Maior oferta de itens, incluindo proteínas, visando a ampliar a segurança alimentar dos estudantes também nos períodos de férias escolares.

Alteração na Lei do Desenvolve SP

Mais investimento em infraestrutura pública essencial. Permite financiamento para construção, reforma e ampliação de creches, unidades escolares, hospitais, centros de atendimento e demais equipamentos públicos, não limitando a nenhuma área.

Reforma da estrutura administrativa sem aumento de despesas públicas

Criação da Secretaria da Receita e da Secretaria de Finanças, separando arrecadação e gestão dos recursos.

Criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco em cidades inteligentes.

Fusão da Secretaria do Trabalho com a SDCETI, virando a nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Fusão das secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos e a criação da Secretaria de Verde, Clima e Sustentabilidade, com inovadora subsecretaria dedicada ao bem-estar animal.

Criação da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.

Transformação da Secretaria de Governo em Casa Civil.

Criação da Empresa Pública de Turismo — GuaruTur

A nova empresa vai organizar eventos, feiras e ações sem gastar dinheiro público, por meio de parcerias, gerando mais empregos, renda, lazer e valorização da cidade como polo turístico.

Criação da Loteria Municipal

A arrecadação das loterias irá financiar ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e programas sociais. Será uma nova fonte de receita sem aumentar impostos.

Atualização da Lei de Zoneamento

Aumenta o potencial construtivo e permite que a Prefeitura venda imóveis sem uso, com dinheiro destinado para áreas prioritárias como saúde, transporte e educação, sem criar novos impostos.

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