A Prefeitura de Guarulhos inicia o segundo semestre avançando para transformar a cidade e garantir mais qualidade de vida para a população. A Câmara Municipal aprovou, na noite da última segunda-feira (30), uma série de projetos de autoria do Executivo que envolvem mudanças administrativas, fortalecimento de programas sociais e ações para tornar a gestão pública mais moderna, segura e eficiente.
Após cumprir as metas planejadas para o primeiro semestre da gestão, um projeto de reforma administrativa foi encaminhado à Câmara Municipal com o objetivo de melhorar a organização interna das secretarias, ampliar a eficiência dos serviços e garantir um atendimento mais ágil e qualificado para a população, sem gerar novos custos para os cofres públicos.
A Prefeitura reforça que todas as propostas foram elaboradas com responsabilidade fiscal, diálogo e foco em resultados que melhorem a vida dos guarulhenses.
Confira os principais projetos aprovados:
IPTU com aumento zero em 2026
O valor do IPTU continua congelado, com correção apenas para quem ampliou a área construída do imóvel, seguindo a inflação (UFGs), promovendo justiça tributária e compromisso com o bolso do contribuinte.
Ampliação da cesta básica para alunos da rede municipal
Maior oferta de itens, incluindo proteínas, visando a ampliar a segurança alimentar dos estudantes também nos períodos de férias escolares.
Alteração na Lei do Desenvolve SP
Mais investimento em infraestrutura pública essencial. Permite financiamento para construção, reforma e ampliação de creches, unidades escolares, hospitais, centros de atendimento e demais equipamentos públicos, não limitando a nenhuma área.
Reforma da estrutura administrativa sem aumento de despesas públicas
Criação da Secretaria da Receita e da Secretaria de Finanças, separando arrecadação e gestão dos recursos.
Criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco em cidades inteligentes.
Fusão da Secretaria do Trabalho com a SDCETI, virando a nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Fusão das secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos e a criação da Secretaria de Verde, Clima e Sustentabilidade, com inovadora subsecretaria dedicada ao bem-estar animal.
Criação da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.
Transformação da Secretaria de Governo em Casa Civil.
Criação da Empresa Pública de Turismo — GuaruTur
A nova empresa vai organizar eventos, feiras e ações sem gastar dinheiro público, por meio de parcerias, gerando mais empregos, renda, lazer e valorização da cidade como polo turístico.
Criação da Loteria Municipal
A arrecadação das loterias irá financiar ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e programas sociais. Será uma nova fonte de receita sem aumentar impostos.
Atualização da Lei de Zoneamento
Aumenta o potencial construtivo e permite que a Prefeitura venda imóveis sem uso, com dinheiro destinado para áreas prioritárias como saúde, transporte e educação, sem criar novos impostos.
















