Passeio com idosos ao Zoo reforça a importância do envelhecimento ativo

Marcio Lino / PMG


Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) São João/Bonsucesso promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), um passeio especial ao Zoológico de Guarulhos. A atividade reuniu cerca de 20 pessoas idosas atendidas pelo serviço e teve como objetivo promover saúde, lazer e integração social, reforçando o compromisso da Prefeitura com o envelhecimento saudável e ativo.

Antes de iniciar a visita, o grupo participou de um piquenique no local, momento que estimulou a convivência, o contato com a natureza e preparou todos para o passeio pelo zoológico. A atividade contou com o acompanhamento de uma enfermeira e da equipe multiprofissional do Ceresi, composta por fonoaudióloga, assistente social e psicólogo. Participaram pacientes fragilizados, incluindo idosos com andador, bengala e até deficiência visual, como é o caso de dona Zuleide de Melo, de 75 anos, que não enxerga direito, mas ouve o que as pessoas falam e os passarinhos cantando, segundo ela.

A iniciativa busca incentivar a retomada da vida social entre os idosos. A demanda que eles apresentam é a impossibilidade de sair de casa. O isolamento continua depois da pandemia, então o objetivo é mostrar que eles têm condições de passear, de voltar a viver, de sair de casa de novo. Alguns nunca tinham ido a esse zoológico.

É o caso do senhor Orlando Siqueira, de 84 anos, morador do Jardim Munira, e paciente do Ceresi há pouco mais de um ano. “Eu gostei de tudo. Eu nunca tinha vindo aqui. É bonito. Pra mim é um prazer fazer um passeio com a turma”, contou ele, acompanhado da esposa, dona Amélia.

Outra participante, dona Hermínia Imaculada da Silva, de 68 anos, moradora do bairro Ponte Alta e paciente do Ceresi há seis anos, disse que achou a iniciativa muito boa. Ela também participa da aula de dança sênior, realizada às quintas-feiras, e comentou como essa atividade ajuda a superar o isolamento, após um período de grandes perdas de entes familiares.

O passeio também marcou um reencontro simbólico para o paciente Antônio Ramos Venâncio, de 79, e Luzia Gomes Venâncio, de 69 anos, que estão prestes a completar 50 anos de casamento no fim do mês. Moradores do Inocoop, eles não visitavam o zoológico desde que se casaram, quando viviam nas proximidades. Pra eles foi uma honra voltar ao local juntos, depois de 50 anos.

Antônio, que enfrenta o Alzheimer e já passou por três infartos, se mostrou animado durante a atividade. Para quem só fica deitado, não sai de casa, esse passeio é ótimo, ajuda por causa do Alzheimer, para abrir a mente, ver pessoas, estar em contato com a natureza.

O passeio foi encerrado com uma atividade promovida pela fonoaudióloga, em que os participantes faziam gestos enquanto pronunciavam palavras difíceis, estimulando atenção, linguagem e interação entre todos.

Dados e orientações para um envelhecimento saudável

Assim como outras atividades promovidas pelos Ceresis de Guarulhos, a visita ao zoológico ganha ainda mais relevância diante do envelhecimento populacional brasileiro. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em doze anos, chegando a 32,1 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, o equivalente a 15,8% da população. Esse crescimento reflete uma tendência que, segundo o Ministério da Saúde, pode levar à inversão da pirâmide etária até 2030, quando o número de pessoas idosas deve superar o de jovens com até 14 anos.

Para preparar a sociedade para lidar melhor com essa fase da vida, em 2023, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa, que aborda as mudanças esperadas no processo de envelhecimento, orientações para cuidadores, cuidados para viver a longevidade da melhor forma e informações para identificar situações de maus-tratos e violência. Segundo o órgão, “o guia busca qualificar o conhecimento sobre o envelhecimento e preparar a sociedade para lidar melhor com essa fase da vida, transformando percepções muitas vezes negativas e combatendo estereótipos, preconceitos e discriminação contra as pessoas idosas.”

O material está disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_cuidados_pessoa_idosa.pdf

Como acessar o Ceresi

Em Guarulhos, existem três unidades do Ceresi: Centro, São João/Bonsucesso e Pimentas/Cumbica. O atendimento é realizado mediante encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Famílias que identificarem sinais de perda de memória ou outras alterações cognitivas em idosos devem procurar a UBS mais próxima, onde será feita a avaliação inicial e, se necessário, o encaminhamento para acompanhamento especializado.

- PUBLICIDADE -