Pietá e Martello acirram disputa por vaga em eventual 2º turno na cidade


PREFEITURA – Nova pesquisa do Instituto Sebram mostra que o candidato Eli Corrêa Filho (DEM) assume a liderança nas intenções de voto para prefeito de Guarulhos, com 19,72%

A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Sebram aponta a liderança do candidato Eli Corrêa Filho (DEM) nas intenções de voto para a Prefeitura de Guarulhos, com 19,72% da preferência do eleitorado. Com esse resultado, haveria segundo turno nas eleições da cidade, já que Corrêa não conseguiria mais de 50% dos votos válidos.

Neste cenário, a disputa por uma vaga em eventual segundo turno está ficando cada vez mais acirrada entre o ex-prefeito Elói Pietá (PT) e o candidato Martello (PSD), que apresentaram 15,88% e 12,68%, respectivamente, na pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número 06904/2016. As entrevistas foram realizadas entre os dias 18 e 21 de agosto e envolveram 781 eleitores. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

A seguir, o candidato Guti (PSB) atingiu 7,94%; Carlos Roberto (PSDB) ficou com 5,25%; Jorge Wilson (PRB) com 3,84%, e Wagner Freitas (PTB), 2,82%. Responderam que “não sabem” e não opinaram, 27,91% dos entrevistados. Votos brancos e nulos somaram 3,97%.

No comparativo ao último levantamento realizado pelo Sebram Instituto, divulgado no dia 9 deste mês, o candidato petista apresentou queda de 2,37%, já que nesta ocasião apresentava 18,25% das intenções de voto. Já o candidato Martello se manteve praticamente estável, pois na pesquisa do início do mês tinha 12% na preferência do eleitorado de Guarulhos.

Rejeição a candidato do PT chega a 28,68%

O ex-prefeito Elói Pietá (PT) atingiu surpreendente percentual de rejeição nestas eleições – 28,68%, segundo pesquisa recente do Sebram Instituto. Na última pesquisa, em 9 de agosto, a rejeição a Pietá era de 26,11%; percentual que já impressionava o cenário político de Guarulhos.

A rejeição ao petista pode ser explicada pelas denúncias de corrupção e prisões motivadas pela Operação Lava Jato envolvendo os principais personagens da cúpula petista no país e, também, pelo início do julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment, marcada para ser iniciada nesta quinta-feira (25).

Em âmbito municipal, problemas políticos na administração do prefeito Sebastião Almeida (PT), como a greve de funcionários da Secretaria de Educação, por exemplo, e a escolha do vereador e ex-secretário da Educação, Moacir de Souza, como vice de Pietá, ocasionaram o alto índice de rejeição do candidato petista no eleitorado guarulhense.

- PUBLICIDADE -