Paciente encontra dificuldade para realizar exames de raio-x em policlínicas da cidade


Usuário da rede pública de saúde, o desempregado Henrique Silva, 30 anos, está encontrando dificuldades para realizar o exame radiológico em unidades de policlínicas da cidade. A Prefeitura de Guarulhos afirma que os problemas relacionados aos equipamentos já foram solucionados na última quinta-feira (20).

Entretanto, Silva afirma que ainda não conseguiu realizar o exame. Ele, que sofre de hipertensão arterial, revelou que obteve a informação de que as máquinas nas policlínicas Alvorada, Dona Luiza e Paraventi permaneciam sem condições de atendimento. A solicitação do exame foi emitida na última terça-feira (18).

Contudo, o raio-x é elemento essencial para que cardiologistas e ortopedistas da rede municipal de saúde possam dar sequência ao diagnóstico de cada paciente e consequentemente iniciar o tratamento necessário, caso seja preciso.

“Um dos funcionários me falou que era algo relacionado aos aparelhos que medem a dosagem de radiação (dosímetros). Provavelmente deve ser algum problema com a empresa terceirizada que fornece estes equipamentos”, explicou Henrique.

Já a administração municipal alega que houve uma interrupção temporária essa semana na realização do exame nos serviços de pronto-atendimento, por conta do término do contrato com a empresa que fornecia dosímetros. Porém, a situação já teria sido regularizada com a entrega dos dispositivos a partir de quinta-feira (20), por meio da celebração de novo contrato.

Segundo a administração, são realizados em média mais de 30 mil exames radiológicos por mês nas unidades de saúde da rede municipal. A cidade possui 46 equipamentos raio-x. Ela também ressalta que não existe fila para atendimento deste tipo de exame.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -