Inscrição para o Enem começa no dia 8 com aumento de 20% no valor da taxa


Infográfico 10.03.2017 – Enem – As mudanças na prova – (Editoria de Arte/Folhapress)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estará com inscrições abertas no próximo dia 8 e com o valor da nova taxa de inscrição, com aumento de 20,6% neste ano, que passará a ser de R$ 82. Em 2016, a taxa foi de R$ 68. Responsável pela organização do Enem, o Inep (instituto do Ministério da Educação) atribui o aumento da taxa à ausência de reajuste entre 2004 e 2014 e ao valor inferior às despesas com a prova nos dois anos seguintes.

As inscrições seguem de 8 a 19 de maio. Além da taxa, a nova edição terá mudanças no processo de inscrição e no modelo de realização das provas. Pela primeira vez, o Enem irá ocorrer em dois domingos, 5 e 12 de novembro, e não mais em um só fim de semana.

A mudança ocorre após uma consulta pública elaborada pela pasta neste ano, e que teve mais de 600 mil contribuições. A medida também beneficia os sabatistas (pessoas que guardam os sábados), que antes esperavam cinco horas nas salas de aula até o início do exame.

A ordem das provas também mudou: o primeiro dia será reservado às provas de redação, linguagens e ciências humanas, enquanto o segundo terá matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, as provas de redação eram aplicadas apenas no segundo dia.

Participantes também devem receber neste ano uma prova personalizada, com nome e número de inscrição impresso no papel. Com isso, não será mais preciso, por exemplo, escrever a cor de cada caderno de questão para preencher o gabarito das provas.

Exame deixa de ser usado como certificação do nível do ensino

Entre as mudanças implementadas, o Enem também deixará de ser usado como forma de certificação do nível do ensino para pessoas que deixaram de concluir os estudos no modelo regular. Para isso, o Inep deve voltar a aplicar o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos), tanto para quem deseja obter a certificação do ensino médio quanto da etapa anterior, o ensino fundamental.
A medida deve impactar no número de inscritos para o Enem deste ano. Em geral, cerca de 1 milhão de participantes faziam o exame para obter a certificação do nível de ensino. A estimativa da pasta é que 7,5 milhões de pessoas participem do Enem neste ano.

Outra alteração ocorre para alunos que precisam de atendimento especializado e de tempo adicional para realização das provas. Antes, esse pedido era feito no dia do exame. Agora, a solicitação de tempo adicional deve ocorrer já no momento da inscrição, junto com documento que comprove o motivo do pedido. A medida vale para deficientes, pessoas com deficit de atenção, dislexia, autismo, entre outras condições.

O Inep também avalia oferecer, neste ano, um dispositivo em vídeo com a tradução do Enem na linguagem de sinais para participantes com deficiência auditiva. O teste ocorre em caráter experimental, sem prejuízo da oferta de intérprete como nos anos anteriores.

- PUBLICIDADE -