Se os prazos estabelecidos pela CPTM e pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) forem cumpridos, em abril do ano que vem estreará um trem expresso entre o centro de São Paulo e o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A viagem, a partir do histórico terminal da Luz, vai durar cerca de 35 minutos.
Não é a primeira previsão. Desde 2002 existe a promessa de governos tucanos para a criação de uma viagem expressa sobre trilhos no trecho. Quem chegar à estação Aeroporto, porém, ainda terá que caminhar para acessar uma passarela coberta e pegar um ônibus da concessionária que gerencia Cumbica. Aí sim, com mais cerca de dez minutos, chegará ao terminal de embarque mais próximo.

Originalmente, o ônibus era cogitado como paliativo até que a concessionaria entregasse um monotrilho que faria a ligação. A mudança já seria significativa em relação ao projeto original do Estado, que previa a construção da estação Aeroporto já próxima ao check-in. O projeto, no entanto, foi revisto pelo Estado após a decisão da concessionária GRU Airport de construir um shopping no local planejado para a estação.

Em troca, a concessionária se comprometeu a transportar gratuitamente os usuários do trem aos terminais. O plano era usar um monotrilho, a exemplo de outros grandes aeroporto, mas de acordo com a avaliação da GRU Airport, a demanda de passageiros será suficientemente atendida com o sistema rodoviário.

O serviço de ônibus para os passageiros desembarcarem do trem ficará a aproximadamente 500 metros do termina 1 e a 2,5 quilômetros do terminal 3 de Cumbica. O expresso deverá ter quatro partidas diárias em cada sentido, em horários estratégicos para os voos. Mas não será a única opção para chegar de trem ao aeroporto.

O usuário também poderá utilizar o serviço convencional da CPTM, ambos terão os trilhos da futura linha 13-Jade como rota até Cumbica. As principais diferenças são:

1) No tempo de viagem. O serviço convencional a partir da Luz, com paradas nas estações, deve levar ao menos 52 minutos, sem contar ainda o tempo no deslocamento a pé para fazer duas baldeações;
2) no preço da passagem. A viagem com o expresso deve custar entre R$ 5 e R$ 10, o que ainda está em estudo, enquanto o convencional terá como base as tarifa simples do transporte, hoje de R$ 3,80.
Na estação da Luz, diz a CPTM, devem ser instalados guichês das principais companhias aéreas do país. A estatal diz estar em reta final de negociação com Latam e Gol. Caso avence, os passageiros poderão fazer check-in e imprimir as etiquetas de suas bagagens – por questões de segurança, não será possível despachar as malas diretamente na estação da Luz.

A CPTM planeja ainda construir um elevador numa das torres da Luz, para facilitar o acesso dos passageiros, com suas bagagens, à plataforma de embarque do trem. A abertura do elevador, no entanto, depende da liberação do conselho responsável pelo patrimônio histórico, há que o prédio é tombado.

Testes – A ligação da linha 13-Jade com o restante da malha da CPTM será por meio da estação Engenheiro Goulart, da linha 12-Safira, que liga o Brás ao município vizinho de Poá. Como parte do serviço convencional da CPTM, o passageiro também terá a opção de pegar um trem diretamente do Brás até Cumbica, com paradas, mas sem baldeação.
O plano da gestão Alckmin é que as obras da linha 13-Jade fiquem prontas até abril de 2018, quando o ramal será inaugurado ainda me fase de testes. A operação comercial deve ser iniciada em julho.

5 COMENTÁRIOS

  1. Começaram as promessas de campanha para 2018?
    E o Papai Noel, vem com os vagões cheios de presentes para população.
    Esse governo incompetente que temos há mais de 22 anos em SP, não consegue concluir uma obra de transporte coletivo em SP.
    METRÔ começou em SP na década de 70 junto com a Cidade do México que já tem mais de 200km. Aqui em SP se chegar a 90 km é muito. E os monotrilhos para Copa do Mundo? Só se for para Copa de 2100.
    http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/obras-atrasadas-de-duas-linhas-do-monotrilho-causam-transtornos-nas-zonas-sul-e-leste/5066086/

  2. A partir de 2018.. era pra ser á partir de 10 anos atrás essa bosta ai, não deveria nem ser publicada uma informação imprestável dessa, roubaram a porra do dinheiro todo

  3. Ridículo o transporte público que atende Guarulhos.
    Será que Guarulhos é somente o Aeroporto de Cumbica?
    E quem mora no restante de uma cidade do tamanho de Guarulhos e depende de transporte intermunicipal?
    Resposta: Vai continuar com este serviço imprestável, caro e sem perspectiva de melhora.
    Infelizmente, não pensam no contribuinte.

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