Início Guarulhos Mesmo com mandado judicial, mãe aguarda por sonda da prefeitura há quatro...

Mesmo com mandado judicial, mãe aguarda por sonda da prefeitura há quatro meses para as filhas

Mesmo com um mandado judicial obtido, a doméstica Maria da Silva Lessa,48, moradora do Jardim Paraíso, aguarda há quatro meses por uma sonda para a filha mais nova de 14 anos, e há dois meses para a filha de 16 anos. De acordo com a mãe, já foram efetuadas reclamações por conta do atraso na Secretaria de Saúde e ouvidoria, mas não obteve resposta.

“Além da sonda, o suprimento alimentar está atrasado há sete meses, junto com o remédio de uso contínuo. É sempre assim, quando vem um, falta outro”, afirmou Mari, que tem duas filhas que sofrem de hidrocefalia e bexiga neurogênica, uma doença no sistema nervoso, que acaba gerando a incapacidade de controlar o ato de urinar.

Se não bastasse esse problema, quando Maria foi levar a filha nesta última segunda-feira (15) para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, foi informada de que não teria o transporte ambulatorial porque a prefeitura não teria efetuado o pagamento dos funcionários.
Segundo Maria, as filhas também usam fraldas, que chegou a estar em falta durante três meses. Além das sondas, soro, gases, suprimento alimentar, xilocaína e um medicamento para incontinência urinária, de nome Retemic, são os insumos que a mãe retira todos os meses para as filhas.

A reportagem do HOJE entrou em contato com a Secretaria de Saúde para questionar o motivo da falta de material. A saúde confirmou que as duas pacientes recebem os itens da sonda uretral. “A secretaria informa que, em 03/03/17, foi iniciado o processo de compras dessas sondas, através do PA 22.875/17. Pelos prazos praticados atualmente, tanto na Secretaria da Saúde quanto na Secretaria da Fazenda (Responsáveis pela Licitação), a conclusão estimada desse processo é de 90 – 120 dias. No entanto, alguns apontamentos feitos pelo Departamento de Licitações e Contratos (Secretaria da Fazenda), inclusive readequação orçamentária de 2018, atrasaram o processo que encontra-se na seção administrativa de pesquisa de preços para atualização, devendo ser concluído em breve”.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

- PUBLICIDADE -