Nesta segunda-feira (22), cerca de 40 secretários municipais de Educação da região Sudeste participaram do encontro “Diretrizes Programa Educação Conectada”, realizado na sede Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Macedo. O Prefeito Guti e o Secretário da Secel, João Carlos Pannocchia, fizeram a abertura do encontro, juntamente com os representantes do Ministério da Educação (MEC), Renilda Peres de Lima, diretora de Apoio às Redes de Educação Básica), e Alexsander Moreira, coordenador geral de Apoio às Redes de Educação Básica e Infraestrutura Educacional.

Na oportunidade estiveram em debate formas de garantir que todos os estados e municípios tenham condições de implementar ações de inovação e uso de tecnologia nas escolas, bem como formar professores para trabalhar com tecnologias na educação básica e utilizar conteúdos educacionais digitais.

Para o Prefeito Guti, a iniciativa é importante para o desenvolvimento da educação no País. “Este programa é crucial para o andamento da nossa educação. Temos que pensar não apenas na nossa cidade, mas em construir algo sólido para balizar outros municípios a seguirem o mesmo caminho. Estamos falando em criar e educar vidas para o futuro e nós temos que ter essa sensibilidade, esse comprometimento com as próximas gerações”.

Parte do Programa de Tecnologia do Ministério do MEC, a iniciativa da Prefeitura de Guarulhos tem por objetivo acelerar o uso pedagógico da tecnologia nas escolas da Rede Municipal.

De acordo com Renilda, o programa inova ao pensar na educação, no professor e no aluno conectados em diversas dimensões. “Quando falamos em educação conectada, não estamos falando somente da internet, mas da inclusão das escolas na cultura digital. Precisamos investir na escola para que ela possa vencer a barreira da equidade”.

Planejado para ser implementado entre 2017 e 2024, o Educação Conectada deve contemplar, gradualmente, escolas urbanas e rurais, em três fases: indução, expansão e sustentabilidade.

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here