A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) aplicou somente na área três de concessão, composta pelos municípios de Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel, 935 multas nos operadores das lotações do serviço da Reserva Técnica Operacional (RTO), apenas nos três primeiros meses deste ano, de acordo com dados divulgados pela EMTU.

Em comparação com os três primeiros meses do ano passado, quando as lotações da área três receberam 1.901 multas, o número esse ano representou uma queda de 50%. As principais infrações de acordo com a empresa são a de transportar passageiros acima da quantidade permitida e também alterar o itinerário sem autorização.

Já na questão dos ônibus, o número aumentou, pois enquanto nos três primeiros meses do ano anterior, a empresa aplicou 98 multas, neste ano, a EMTU revelou que foram 258 autuações, um crescimento de 163%. O motivo seria a dupla função dos condutores e a operação das linhas com frota inferior ao programa no Consórcio Internorte.

A idade média da frota do Consórcio Internorte é de 5,9 anos e atende às especificações do aditivo contratual em vigor. “A renovação da frota se dará com a nova concessão das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), cuja licitação está suspensa conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, afirmou em nota a EMTU.

Reportagem: Ulisses Carvalho

ulissescarvalho@grupomgcom.com.br

Foto: Ivanildo Porto

 

13 COMENTÁRIOS

  1. A MULTA POR DUPLA FUNÇÃO DEVE SER IRRISORIA , POIS TODOS OS ONIBUS DA EMTU AQUI DA REGIÃO QUE MORO , COBRADOR NÃO EXISTE MAIS.
    ESSA FUNÇÃO ESTA EM EXTINÇÃO

  2. E os ônibus das empresas quantas multas tiveram pois aqui do cocaia o armenia eo penha so anda lotado sem falar o itapegica cade a fiscalização para os grandes só tem porrete pra bater nos pequenos?

  3. Este negócio de lotação no transporte coletivo é bizarro. As pessoas chegam a pagar 7 reais na tarifa para andar em socados em uma van com risco as suas vidas.Espero que o novo governador Márcio França acabe de vez com este negócio bandido feito entre os governadores do psdb é o crime organizado.

  4. Este negócio de lotação no transporte coletivo é bizarro. As pessoas chegam a pagar 7 reais na tarifa para andar em socados em uma van com risco as suas vidas.Espero que o novo governador Márcio França acabe de vez com este tipo de transporte é faça por meio de onibus.

  5. Tem que acabar com isso não é só excesso de passageiros eles também param em lugares muitis perigoso arriscando a vida dos passageiros eles também fechar os outros jogar em cima de outros veiculos obrigado a dá passagem a eles e andam pelo acostamentos em alta velocidades nãoooooo… Vou jogar todos mais a maiorias são assim que eu vejo eles pensar que são os pilotos de fugar,tem que acabar mesmo eles são muitos folgados isso sim presta atenção não são todos assim mais a maiorias são.

  6. RTO é um projeto mal sucedido feito pela EMTU, sem qualidade nenhuma porisso todos os dias vemos essas barbaridades que fazem no trânsito, infelizmente temos que conviver com essa situação pois o órgão responsável não consegue dar fim.

  7. É só ficar em cima do viaduto de entrada d Guarulhos na Dutra nos picos da mánha ou a tarde o ver como os RTO agem, : andam direto pelos acostamentos da expressa ou da local, excesso de velocidade, lotação excessiva dos carros, fecham ou forçam as passagens, etc. Deveriam ser proibidos de circular,!!!!!!

  8. Isso é uma piada, essa infração acontece durante todas as viagens, essa quantidade de multas ainda é pouco. Eu não utilizo lotações, pois o risco de vida é certo, são imprudentes a todo momento, negligentes, se acham os pilotos da formula Truck.

  9. E porque não obrigam os ônibus também a fazer quantidade significativa de linhas pela EXPRESSO da Dutra e Ayrton Senna nos horários de pico? Acham que andar de lotação nessas condições é bom? Não, é por pura necessidade, quem anda não é trouxa de além de ficar parado no Trevo, ter que ficar parado na Dutra inteira e levar quase duas horas para chegar na Armênia. O transporte em geral está um LIXO! Você entra na maioria dos ônibus que mais parece uma lixeira ambulante. E isso é tanto no municipal, quanto no intermunicipal. A única linha que ainda parece que limpam os ônibus e que não colocam latão enferrujado para rodar são as linha de Arujá, as demais, são uma humilhação para o cidadão que já paga caro na passagem.

  10. Num país onde a impressão que fica é: quem governa não está nem aí para a população. Reflete também em todos os setores da sociedade.
    O país tá falido e o transporte público também…..
    Se nós falarmos só de Guarulhos, vamos ver que é ruim, péssimo demais.
    Eu tento entender esses números que a Emtu informa, e só olhando meia duzia de ônibus circulando. Vejo que não bate.
    Essas linhas falidas de Guarulhos, em especial do Lavras 354 e 525, com demoras excessivas, ônibus velhos. Não vemos nenhuma melhora nem hoje e nem pro futuro. Final de semana esquece, não existe ônibus….
    As lotações desse itinerário, são lotadérrimas….. Se alguém disser que houve algum tipo de multa nessa linha em especial (lotação), vou dizer que é mentira…….
    As fiscalizações tinhas que ser mais enérgicas…….
    Tinha que ser colocar mais onibus nas linhas, mais lotações (civilizadas), via expresso, como também os onibus. Mas as empresas não ligam pra isso.
    Também dizer oque, não temos orgãos que fiscalizem e coloquem isso em pratica.
    Será que vai melhorar? Será que vão tirar essas latas velhas das ruas??………..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here