Igualdade Racial promove curso sobre 130 anos da Abolição da Escravatura


Em comemoração aos 130 anos da Lei Áurea, promulgada em 13 de maio de 1888 e que decretou a abolição da escravatura no Brasil, a Subsecretaria da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, preparou um curso para discutir os impactos do processo de escravização dos africanos para a população negra na contemporaneidade: “130 Anos da Abolição Tardia – porque é importante falar sobre a garantia de direitos à população negra”.

O curso terá início na próxima quinta-feira, dia 17, no Adamastor Centro, e vai propor discussões sobre o racismo, suas bases históricas, os indicadores sociais que retratam as desigualdades raciais, como renda, acesso e cuidado à saúde, violência e o encarceramento da população negra.

Desafio

Desde a assinatura da lei pela princesa Isabel até os dias de hoje, a luta é contínua para diminuição das desigualdades sociais. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 23 minutos, um jovem negro morre no Brasil. Atualmente, de cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas da Violência de 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência. Dados da Unesco indicam que jovens negras têm 2,19 vezes mais chances de serem mortas do que as brancas na mesma faixa etária.

Programa:

O curso é composto de cinco encontros, com carga horária de 15 horas, e acontecerá das 19h às 22h, no Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo. Confira a programação:

 

Quinta-feira (17/05) – Aula Magna: Direitos Humanos e os 130 anos da Abolição Tardia, com Deise Benedito, militante do Movimento Negro, Especialista em Direitos Humanos, Assessora Técnica e Integrante do Ministério de Direitos Humanos

23/05 – Marcos dos Direitos Humanos, com Indyamara Massaro, bacharel em Relações Internacionais, mestranda em Resolução de Conflitos Internacionais e integrante da Subsecretaria da Igualdade Racial.

07/06 – Trajetória Sócio-histórica da população negra no Brasil, com a Mestre Mabel Assis, doutoranda em Antropologia pela PUC, professora universitária, assistente social e integrante da Subsecretaria da Igualdade Racial.

14/06 – Legislação e Políticas Públicas de enfrentamento ao racismo, com Greice Oliveira, assistente social, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UNIFESP e integrante da Subsecretaria da Igualdade Racial.

21/06 – Aula de Encerramento- Contextos contemporâneos e agravamentos do racismo e xenofobia, com o professor Dr. Cléber Santos Vieira, da UNIFESP.

- PUBLICIDADE -